Código: 8737
Objetivo

"Um sistema de sociedade deve ser realizado para que todas as pessoas lhe pertençam espontaneamente, não apenas 'por consentimento', mas como iniciadores; sem exceção, não 99,9%, mas literal e numericamente todas as pessoas vivas."

O curso ocorrerá em plataforma online

Conhecer o criador do Psicodrama, J L Moreno, suas contribuições visionárias como a terapia de casal, terapia de grupo e manejo técnico.
Introduzir os conceitos fundantes, modalidades e técnicas da prática psicodramática.
Vivenciar práticas disruptivas transformadoras.
Mostrar o campo de atuação da socionomia e suas diversas aplicações socioeducacionais (aprendizagem, organizacional, saúde coletiva, comunidades) e psicoterápicas (clínica/saúde pública) adaptando ao perfil profissional da turma de alunos.
Iniciar visão de grupos e compreensão de intervenções com grupos.
Conhecer o Teatro Espontâneo e suas vertentes.

Corpo Docente

Rosane Rodrigues - coordenadora (Psicóloga; Psicoterapeuta Psicodramatista; Supervisora-Didata pela Febrap (Federação Brasileira de Psicodrama) nos focos psicoterápico e socioeducacional; Docente do Curso de Especialização em Psicodrama do DPSedes; Mestre em Artes Cênicas e Doutora em Pedagogia do Teatro pela ECA-USP; Diretora do Grupo Improvise/Teatro de Reprise (pioneira deste método). Ex-integrante da equipe de sustentação dos sociopsicodramas públicos do Centro Cultural São Paulo (2003 - 2018) Autora de várias publicações e jogos educativos de tabuleiro, entre eles o livro: Teatro de Reprise: Improvisando com e para Grupos. Coordenadora de ensino do DPSedes).
Cláudia Clementi Fernandes (Psicóloga; Psicodramatista Didata no foco socioeducacional pela Febrap; Psicoterapeuta individual; Diretora do Grupo de Teatro Espontâneo Gota D'Água; Integrante da equipe de sustentação dos sociopsicodramas públicos do Centro Cultural São Paulo; Docente do Curso de Especialização do DPSedes; MBA em Recursos Humanos - FIA/USP; Formação em Psicanálise dos Foruns do Campo lacaniano - SP. Coordenadora da ouvidoria ativa do DPSedes).
Milene Féo (Psicoterapeuta, Psicodramatista (1982- ), Didata e Didata Supervisora nos focos socioeducacional e psicoterápico pela Federação Brasileira de Psicodrama. Professora-supervisora (1990- ) e Coordenadora Geral (2019-2021) do Departamento de Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae . Agente de criação, organização e direção de eventos sociopsicodramáticos realizados em espaços públicos e privados (1982- ). Fundadora e responsável técnica da empresa: Agruppaa, Psicoterapia, Psicoprofilaxia e Desenvolvimento Profissional. Artigos publicados em livros e revistas especializadas).

Conteúdo Programático
  • Contextualização histórica, desdobramentos brasileiros e mundiais.
  • Conceitos teóricos, como: Teoria dos Papéis; Espontaneidade e Criatividade; Tele e Coinconsciente.
  • A sessão sociopsicodramática.
  • Jogos Dramáticos como aquecimento para a ação.
  • Aplicações psicoterápicas e socioeducacionais do Psicodrama adaptadas ao interesse e formação dos alunos do curso: organizacional, comunitário, institucional, psicoterápico.
  • Técnicas usadas na ação dramática: duplo, solilóquio, espelho, interpolação de resistência, inversão de papéis etc.
  • Sociodrama.

Estratégias: Tanto aulas teóricas expositivas quanto vivenciais na metodologia psicodramática. Discussões abertas de questões trazidas pelos alunos, com recortes teóricos. Sociodrama de integração.

Destinado a

Docentes, Psicoterapeutas, Profissionais que lidam ou querem lidar com grupos. Estudantes universitários de qualquer área de conhecimento.

Duração/Horário

Duração:

12/05/2022 a 23/06/2022.

Horário

Quintas-feiras, das 20h00 às 22h30.

Informações para inscrições

O curso será no formato online, ministrado ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet. (Google Meet). Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar é necessário ter conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.

Carga horária: 15 horas.

Nº vagas: 25 (vinte e cinco).

Matrícula até: 10 de maio de 2022.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 585,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...

Matrículas encerradas.



Compartilhar com: