Código: 8737
Objetivo

"Um sistema de sociedade deve ser realizado para que todas as pessoas lhe pertençam espontaneamente, não apenas 'por consentimento', mas como iniciadores; sem exceção, não 99,9%, mas literal e numericamente todas as pessoas vivas."

O curso ocorrerá em plataforma online

  • Conhecer o criador do Psicodrama, J L Moreno, suas contribuições visionárias como a terapia de casal, terapia de grupo e manejo técnico.
  • Introduzir os conceitos fundantes, modalidades e técnicas da prática psicodramática.
  • Vivenciar práticas disruptivas transformadoras.
  • Mostrar o campo de atuação da socionomia e suas diversas aplicações socioeducacionais (aprendizagem, organizacional, saúde coletiva, comunidades) e psicoterápicas (clínica/saúde pública) adaptando ao perfil profissional da turma de alunos.
  • Iniciar visão de grupos e compreensão de intervenções com grupos.
  • Conhecer o Teatro Espontâneo e suas vertentes.
Corpo Docente

Rosane Rodrigues - coordenadora (Psicóloga; Psicoterapeuta Psicodramatista; Supervisora-Didata pela Febrap (Federação Brasileira de Psicodrama) nos focos psicoterápico e socioeducacional; Docente do Curso de Especialização em Psicodrama do DPSedes; Mestre em Artes Cênicas e Doutora em Pedagogia do Teatro pela ECA-USP; Diretora do Grupo Improvise/Teatro de Reprise (pioneira deste método). Ex-integrante da equipe de sustentação dos sociopsicodramas públicos do Centro Cultural São Paulo (2003 - 2018) Autora de várias publicações e jogos educativos de tabuleiro, entre eles o livro: Teatro de Reprise: Improvisando com e para Grupos. Coordenadora de ensino do DPSedes).
Cláudia Clementi Fernandes (Psicóloga; Psicodramatista Didata no foco socioeducacional pela Febrap; Psicoterapeuta individual; Diretora do Grupo de Teatro Espontâneo Gota D'Água; Integrante da equipe de sustentação dos sociopsicodramas públicos do Centro Cultural São Paulo; Docente do Curso de Especialização do DPSedes; MBA em Recursos Humanos - FIA/USP; Formação em Psicanálise dos Foruns do Campo lacaniano - SP. Coordenadora na gestão DPSedes).
Milene Féo (Psicóloga, Psicoterapeuta, Educadora, Psicodramatista (1982- ), Didata e Didata Supervisora nos focos socioeducacional e psicoterápico pela Federação Brasileira de Psicodrama. Professora-supervisora (1990- ) e Coordenadora Geral (2019-2022) do Departamento de Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae . Agente de criação, organização e direção de eventos sociopsicodramáticos realizados em espaços públicos e privados (1982- ). Fundadora e responsável técnica da empresa: Agruppaa, Psicoterapia, Psicoprofilaxia e Desenvolvimento Profissional. Artigos publicados em livros e revistas especializadas).
Blévio Antônio Zanon (Bacharel em CIências da Computação (IME USP), desenvolveu carreira corporativa por mais de 30 anos na gestão de equipes técnicas, de projetos e de operações financeiras de campo. Formação em psicodrama no DPSedes. Coordenador da área Admin/Financeira na gestão DPSedes).
Rose Otaka (Psicóloga, psicodramatista pelo DPSedes, especialista em sexualiadade humana pela FMUSP).

Conteúdo Programático
  • Contextualização histórica, desdobramentos brasileiros e mundiais.
  • Conceitos teóricos, como: Teoria dos Papéis; Espontaneidade e Criatividade; Tele e Coinconsciente.
  • A sessão sociopsicodramática.
  • Jogos Dramáticos como aquecimento para a ação.
  • Aplicações psicoterápicas e socioeducacionais do Psicodrama adaptadas ao interesse e formação dos alunos do curso: organizacional, comunitário, institucional, psicoterápico.
  • Técnicas usadas na ação dramática: duplo, solilóquio, espelho, interpolação de resistência, inversão de papéis etc.
  • Sociodrama.

Estratégias: Tanto aulas teóricas expositivas quanto vivenciais na metodologia psicodramática. Discussões abertas de questões trazidas pelos alunos, com recortes teóricos. Sociodrama de integração.

Destinado a

Profissionais que lidam ou queiram lidar com grupos. Docentes buscando diversificar maneiras de dar aulas, Psicoterapeutas, Estudantes universitários de qualquer área de conhecimento. Profissionais que queiram se soltar ou facilitar grupos a serem mais espontâneos.

Duração/Horário

Duração:

07/05/2024 a 11/06/2024.

Horário

Terças-feiras, das 19h30 às 22h00.

Informações para inscrições

curso será no formato online, ministrados ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet (Google Meet preferencialmente e outras plataformas). Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar o aluno deverá ter obrigatoriamente conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.

Carga horária: 15 horas.

Nº vagas: 25 (vinte e cinco).

Matrícula até: 05 de maio de 2024.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 585,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Compartilhar com: