Código: 8937
Objetivo

" Se é para o futuro digital ser o nosso lar, então cabe a nós torná-lo o nosso lar. E precisaremos saber. E precisaremos decidir. ... Essa é a nossa luta por um futuro humano. "
(Shoshana Zuboff)

O curso ocorrerá em plataforma online

  • Refletir sobre a expansão e funcionamento do Mundo Digital , destacando processos de manipulação e modulação da vida individual e coletiva.
  • Refletir sobre os impactos das tecnologias digitais na vida dos trabalhadores.
  • Apontar e discutir aspectos da constituição do psiquismo sob a influência do uso das telas.
  • Ampliar e construir práticas de prevenção, de proteção e cuidados para lidar com a Inteligência Artificial, nos mais variados contextos, com a premissa de enfrentar por dentro, e criar ferramentas de proteção social.
Corpo Docente

Beatriz Dias Braga Lorencini (CNRVV Centro de Referência às Vítimas de Violência - área de prevenção).
Cristiane Dodpoka (Departamento de Psicossomática Psicanalítica).
Mara Selaibe
(Departamento de Psicanálise).
Márcio Silva (Centro de Filosofia).

Conteúdo Programático
  • TICS – Tecnologias de Informação e Comunicação nas Sociedades de Controle: BigTechs, Big Datas, colonialismo de dados e algoritmos.
  • Processos de modulação por aparatos de IA – Inteligência Artificial: rastreamento, perfilação, condução de comportamentos e opiniões, entorpecimento subjetivo.
  • Psicopolítica e Neoliberalismo.
  • Precarização do trabalho e sequestro de subjetividades por aparatos tecnológicos. Violações de direitos trabalhistas e humanos: invasão de privacidade pelo monitoramento eletrônico, gamificação e captura psicológica do trabalhador, direito à desconexão.
  • Impactos das novas tecnologias na saúde física e mental dos trabalhadores. Sedentarismo, Depressão e Burnout, como efeitos prevalentes de uma sociedade em exaustão.
  • A importância do outro humano na constituição do EU: a implicação daquilo que retorna da tela para o EU infantil; a interferência nos processos de pensamento para a vida infantil e adolescente diante das telas eletrônicas.
  • Identificação, avaliação e diagnóstico de usos inadequados de aparatos de IA por parte de crianças e adolescentes.
  • A relação de conteúdos ou vídeos com teor de violência (abusos, exploração sexual, nudez, pornografia) e os danos ao desenvolvimento físico, emocional, cerebral e mental de crianças e adolescentes.
  • Criação de regras saudáveis para o uso de equipamentos digitais e aplicativos, que possam ser utilizadas por todos, visando fortalecer o tecido social (literacia).

ESTRATÉGIAS: Aulas expositivas, leitura de textos disponibilizados em formato digital, indicações de imagens. Diante do ritmo frenético de modificações no mundo digital, pretendemos destacar fenômenos que estejam em debate ou em relevância, agregando pessoas que contribuam com reflexões sobre temas específicos, fortalecendo a interlocução dos participantes.

Destinado a

Graduandos, profissionais de diferentes áreas e interessados pelo tema.

Duração/Horário

Duração:

08/04/2024 a 27/05/2024.

Horário

Segundas-feiras, das 20h00 às 21h30.

Informações para inscrições

curso será no formato online, ministrados ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet (Google Meet preferencialmente e outras plataformas). Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar o aluno deverá ter obrigatoriamente conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.

Carga horária: 12 horas.

Nº vagas: 20 (vinte).

Matrícula até: 04 de abril de 2024.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 468,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Compartilhar com: