Código: 8937
Objetivo

" Se é para o futuro digital ser o nosso lar, então cabe a nós torná-lo o nosso lar. E precisaremos saber. E precisaremos decidir. ... Essa é a nossa luta por um futuro humano. "
(Shoshana Zuboff)

O curso ocorrerá em plataforma online

Refletir sobre a expansão e funcionamento do Mundo Digital na atualidade, destacando processos de manipulação e modulação da vida individual e coletiva.
Apontar e discutir aspectos da constituição do psiquismo sob a influência do uso das telas.
Ampliar e construir práticas de prevenção, de proteção e cuidados para lidar com a Inteligência Artificial, nos mais variados contextos, com a premissa de enfrentar por dentro, e criar ferramentas de proteção social.

Corpo Docente

Beatriz Dias Braga Lorencini (CNRVV Centro de Referência às Vítimas de Violência - área de prevenção)
Mara Selaibe (Departamento de Psicanálise)
Márcio Silva (Centro de Filosofia)

Conteúdo Programático
  • TICS – Tecnologias de Informação e Comunicação nas Sociedades de Controle: BigTechs, Big Datas e algoritmos.
  • Processos de modulação por aparatos de IA – Inteligência Artificial: rastreamento, perfilação, condução de comportamentos e opiniões, entorpecimento subjetivo.
  • Psicopolítica e neoliberalismo.
  • A importância do outro humano na constituição do EU: a implicação daquilo que retorna da tela para o EU infantil; a interferência nos processos de pensamento para a vida infantil diante das telas eletrônicas.
  • O adolescente, a idealização e as propostas de ideais ofertadas pelas redes sociais: o que tende a ocorrer com os processos imaginativos e criativos de pensamento quando o ócio é substituído pela aderência às redes sociais e aos jogos eletrônicos.
  • Identificação, avaliação e diagnóstico de usos inadequados de aparatos de IA por parte de crianças e adolescentes.
  • A relação de conteúdos ou vídeos com teor de violência (abusos, exploração sexual, nudez, pornografia) e os danos ao desenvolvimento físico, emocional, cerebral e mental de crianças e adolescentes.
  • Criação de regras saudáveis para o uso de equipamentos digitais e aplicativos, que possam ser utilizadas por todos, visando fortalecer o tecido social (letramento).

ESTRATÉGIAS: aulas expositivas, leitura de textos disponibilizados em formato digital, indicações de imagens.

Destinado a

Graduandos, profissionais de diferentes áreas e interessados pelo tema.

Duração/Horário

Duração:

18/04/2022 a 23/05/2022.

Horário

Segundas-feiras, das 20h00 às 22h00.

Informações para inscrições

O curso será no formato online, ministrado ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet. (Google Meet). Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar é necessário ter conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.

Carga horária: 12 horas.

Nº vagas: 20 (vinte).

Matrícula até: 13 de abril de 2022.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 468,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...

Matrículas encerradas.



Compartilhar com: