Código: 8943
Objetivo

O curso ocorrerá no formato presencial

Apresentar e analisar os fundamentos do Projeto de Vida instituído a partir das diretrizes norteadoras do Novo Ensino Médio de 2017 e as mudanças realizadas nele a partir de 2024.
Apresentar uma perspectiva crítica sobre as práticas instituídas do Projeto de Vida.
Formar para o desenvolvimento de práticas no Projeto de Vida centradas na construção de cidadania e da identidade na perspectiva psicossocial.
Refletir sobre o processo de emancipação e a construção de autonomia dos jovens em seu Projeto de Vida a partir da perspectiva educativa de Paulo Freire.
Apresentar os conceitos de adolescência e de juventude e suas implicações na escolha profissional e na construção do projeto de vida pelo jovem.
Refletir sobre a necessidade de práticas emancipatórias e críticas em relação ao atual modelo de desenvolvimento ancorado no consumismo e no individualismo.
Apresentar e discutir práticas educativas e de intervenção grupal a partir da aproximação entre a perspectiva de Grupo Operativo e da Educação Popular.
Discutir a centralidade do trabalho na vida humana e as transformações no mundo do trabalho contemporâneo - precarização e uberização do trabalho e suas consequências para a constituição da identidade profissional.

Corpo Docente

Alexandre dos Santos (Doutor em Psicologia Social pela USP, Especialista em Orientação Profissional pela USP, Psicólogo e Orientador Profissional).

Mário de Souza Costa (Doutor em Psicologia Social pela USP, Especialista em Orientação Profissional pela USP, Psicólogo, Orientador Profissional e Coordenador do Curso de Especialização em Orientação Profissional e de Carreira do Instituto Sedes Sapientiae).

Conteúdo Programático
  • A adolescência como construção histórica e cultural.
  • Juventude como modelo cultural: juventude ou juventudes.
  • A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e a análise teórica das Competências Socioemocionais e do Projeto de Vida na Escola.
  • A crítica aos quatro pilares da educação presentes no relatório “Educação: um tesouro a descobrir” da comissão internacional da UNESCO – Jacques Delors.
  • A produção do fracasso escolar e o processo de vulnerabilização social, econômica e civil como obstáculos para a construção de um Projeto de Vida autônomo.
  • Teorias e práticas em Orientação profissional: as contribuições da psicanálise e da abordagem sócio-histórica.
  • Autonomia e emancipação como elementos articuladores para intervenção e atuação no Projeto de Vida.
  • As dinâmicas de grupo e o trabalho de decodificação da realidade na perspectiva da educação popular.
  • O trabalho com grupos de jovens: aproximação entre as perspectivas do Grupo Operativo de Pichon-Rivière e da Educação Popular com base na Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire.
  • O Trabalho como elemento constituinte da identidade profissional e pessoal.
  • As transformações do mundo do trabalho: as discussões em torno dos processos de informalidade, de precarização, de uberização, de empreendedorismo e do trabalho formal.

ESTRATÉGIAS: Aulas teóricas dialogadas, debates, atividades grupais, vivências, estudos dirigidos e palestras com professores convidados.

Destinado a

Professores, educadores, orientadores profissionais, orientadores educacionais, coordenadores pedagógicos e demais profissionais com formação de nível superior que atuem ou estejam interessados em atuar com a disciplina Projeto de Vida na Escola e no trabalho de orientação profissional voltado a jovens e adolescentes em idade escolar.

Duração/Horário

Duração:

14/04/2025 a 23/06/2025.

Horário

Segundas-feiras, das 16h45 às 18h45.

Informações para inscrições

O curso será no formato presencial, em caso de agravamento da crise sanitária devido à pandemia, as aulas deste curso serão on-line no modo presencial remoto. Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos. Seguiremos protocolos de acordo com as orientações e restrições das autoridades sanitárias, da OMS – Organização Mundial de Saúde e o protocolo de segurança sanitária do Instituto Sedes Sapientiae.

Carga horária: 20 horas.

Nº vagas: 25 (vinte e cinco).

Matrícula até: 10 de abril de 2025.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 780,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



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