Código: 9117
Objetivo

O curso ocorrerá no formato presencial

  • Contribuir na formação de alunos que se interessam pelo trabalho na rede de atenção psicossocial e da assistência social.
  • Transmitir elementos introdutórios da teoria de orientação lacaniana que possam contribuir para sustentar uma prática voltada ao singular do sujeito no cuidado cotidiano em saúde mental e da assistência social.
  • Possibilitar aos alunos uma leitura crítica e singular do caso clínico e das relações institucionais no campo da saúde mental e assistência social.
  • Transmitir a especificidade dos discursos ético e político da Psicanálise Lacaniana e da Saúde Mental.
Corpo Docente

Maria Veridiana Sampaio Paes de Barros (Psicanalista de Orientação Lacaniana; Praticante da Psicanálise na cidade de São Paulo; Associada e Professora do CLIN-a (Instituto ligado a Escola Brasileira de Psicanálise); Professora do Curso de Especialização “Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica: Clínica e Política na transformação das práticas” no Instituto Sedes Sapientiae; Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (UNIFESP); Autora do livro “Supervisão de Orientação Lacaniana na Saúde Mental”; Supervisora Clínica- Institucional de equipes da Saúde Mental e da Assistência Social).

Mirmila Musse (Psicanalista de Orientação Lacaniana; Membro da Escola Brasileira de Psicanalise/Associação Mundial de Psicanálise; Diretora Secretária e Professora do CLIN-a (Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade); Professora e Supervisora Clínica e Institucional da UNIP (Universidade Paulista), Mestre em Psicanálise de Orientação Lacaniana na Université Paris VIII (Paris/França); Praticante da Psicanálise na cidade de São Paulo; Supervisora Clínica- Institucional de equipes da Saúde Mental e da Assistência Social).

Conteúdo Programático
  • A clínica da singularidade e o cuidado em Saúde Mental.
  • O sujeito lacaniano – neurose e psicose.
  • Diagnóstico e manejo, construção do caso clínico.
  • Direção do Tratamento e construção do PTS ou PIA.
  • Toxicomania.
  • Urgência Subjetiva X Crise.
  • Os sintomas contemporâneos.

Estratégias: Aulas expositivas presenciais, discussões teóricas e clínicas.

Destinado a

Profissionais de Saúde Mental e da Assistência Social, estudantes universitários que tenham interesse pelo tema.

Duração/Horário

Duração:

08/04/2024 a 10/06/2024.

Horário

Segundas-feiras, das 20h30 às 22h00.

Informações para inscrições

O curso será no formato presencial, em caso de agravamento da crise sanitária devido à pandemia, as aulas deste curso serão on-line no modo presencial remoto. Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos. Seguiremos protocolos de acordo com as orientações e restrições das autoridades sanitárias, da OMS – Organização Mundial de Saúde e o protocolo de segurança sanitária do Instituto Sedes Sapientiae.

Carga horária: 15 horas.

Nº vagas: 20 (vinte).

Matrícula até: 04 de abril de 2024.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 585,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Compartilhar com: