Código: 9216
Objetivo

O curso ocorrerá no formato presencial

O objetivo do curso é apresentar temas concernentes à dimensão psicossocial na prática clínica, associando os conhecimentos da psicanálise sobre os determinantes psíquicos aos conhecimentos sociológicos sobre os condicionantes sociais no tratamento das patologias e psicopatologias, na direção de incrementar a formação dos estudantes frente aos desafios da clínica contemporânea.
O programa perpassa uma introdução sobre a história da doença e da clínica, a emergência e consolidação do modelo biomédico de tratamento e a iatrogênese clínica, social e cultural como uma de suas consequências. O curso segue debruçando-se sobre como a sociologia, as ciências psis - sobretudo a psicanálise - se relacionam no sentido de como seus diferentes aportes podem ampliar os sentidos e as práticas de escuta no trabalho clínico.
Ao final, os estudantes serão introduzidos a três dos principais tópicos concernentes a dimensão psicossocial no trabalho clínico, quais sejam a noção de habitus, de estigma e a de neurose de classe.

Corpo Docente

Rodrigo Estramanho de Almeida (Bacharel em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (ESP) é Mestre e Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atualmente é professor na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), onde coordena a Pós-Graduação Lato Sensu em Sociopsicologia. É Pesquisador no Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP) da PUC/SP e professor visitante no Master em Liderança e Gestão Pública (MLG) do Centro de Liderança Pública (CLP). É psicanalista membro e Acompanhante Clínico (AC) no Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae (ISS) e psicanalista clínico atuante em consultório particular. É autor do livro paradidático Aprendendo sobre as diferenças (Bookmix, 2005); da peça, adaptação livre da Antígona de Sófocles, Maria das Almas (B4, 2014) e; do livro A ficção da realidade: sociologia de O Guarani de José de Alencar (Alameda, 2018), além de outros livros, artigos e ensaios).

Conteúdo Programático
  • Nota sobre a história social da doença e da clínica.
  • A consolidação do modelo biomédico de tratamento e a iatrogênese.
  • Introdução à relação entre sociologia e psicanálise
  • O processo civilizador e a noção de habitus.
  • Identidade, marca, origem e estigma na prática clínica.
  • A neurose de classe.

ESTRATÉGIAS: Aulas expositivas ministradas de forma presencial apoiadas em uso eventual de recursos digitais. Leituras de textos recomendados em bibliografia básica e complementar. Realização de debates apoiadas nas conferências e leituras.

Destinado a

Psicólogos, psicanalistas, psiquiatras, profissionais da saúde, da assistência social, bem como profissionais, estudantes e pesquisadores das ciências humanas e sociais, psicossociais, médicas e áreas afins.

Duração/Horário

Duração:

07/05/2025 a 25/06/2025.

Horário

Quartas-feiras, das 19h00 às 21h00.

Informações para inscrições

O curso será no formato presencial, em caso de agravamento da crise sanitária devido à pandemia, as aulas deste curso serão on-line no modo presencial remoto. Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos. Seguiremos protocolos de acordo com as orientações e restrições das autoridades sanitárias, da OMS – Organização Mundial de Saúde e o protocolo de segurança sanitária do Instituto Sedes Sapientiae.

Carga horária: 16 horas.

Nº vagas: 25 (vinte e cinco).

Matrícula até: 05 de maio de 2025.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 624,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Compartilhar com: