Código: 9364
Objetivo

O curso ocorrerá no formato presencial

Objetivo Geral: Capacitar o Aluno e/ou Profissional das Psicologias ou Ciências Correlatas como: educação, saúde, entre outras que abranjam o manejo do humano, a entender e compreender que o estresse e o burnout são fenômenos biopsicossociais que necessariamente nos atingem de modos diferenciados, positiva e negativamente, interdependendo de fatores comuns e também múltiplos em cada indivíduo e meio ambiente onde e como se correlacionam.
Objetivos Específicos:

  • Levar o aluno e/ou profissional a obter uma visão histórica processual e contextualizada do homem, percebendo a presença do estresse como fenômeno inerente à condição humana, sociocultural através dos tempos e situações.
  • Apresentar conceitos de diferentes autores pesquisadores do estresse e burnout, em contextos variados do universo científico, mas dentro das especificações biológicas, médicas e psicossociais, propriamente ditas.
  • Trazer diferentes abordagens práticas para exemplificar abordagens de manejo (tanto clínico como de cunho psicopedagógico, corporativo e social);
  • Habilitar e treinar com diferentes casos reais e de pertinência (trazidos pela professora e pelos demais participantes).
  • Reconfigurar o fenômeno COVID-19 com os estudos e práticas mais recentes do manejo do ESTRESSE, dentro dos protocolos da OMS: Organização Mundial de Saúde.
  • Fomentar estudos e práticas continuadas para com o tema, enaltecendo o caráter de urgência de se lidar de maneira profilática e preventiva, trazendo e levando o manejo do estresse e burnout para as diversidades e especificidades de aprendizagens do humano; sempre viabilizando canais com práticas em distintos contextos, desde que haja motivadores e possibilitadores éticos.
Corpo Docente

Márcia Lilla (Psicóloga e Supervisora Clínica, professora e supervisora de estágios na Unicsul-Graduação (de fev 2021 à julho-2022) e ex-professora e supervisora universitária por 14 anos, na Universidade de Santo Amaro (2001 à 2015), Mestre em Ciências da Saúde (2015), Gestalt-terapeuta especializada pelo Instituto Sedes Sapientiae (1999), Membro do Departamento de Gestalt-terapia, Colaboradora da Equipe de Cursos Diversos e Coordenadora do Setor de Comunicação e do Projeto Gestalt-alimenta, nesse mesmo Departamento, Membro da Equipe do Projeto Expandindo Fronteiras. Autora do livro: Gestando Poesias: uma proposta de ressignificação do encontro humano. São Paulo: Editora Livro Pleno, 2005. Autora do artigo de Estresse Acadêmico, publicado em 2017, Revista Brasileira de Ciências da Saúde).

Conteúdo Programático

Conceitos teóricos de diversos cientistas das áreas de saúde e psicologia (primeira parte), assim como ciências correlatas, onde se estudou cientificamente o estresse, o burnout e seus efeitos no indivíduo e sociedade. A historicidade contextual do estresse e burnout desde a pré-história até os tempos contemporâneos, incluindo o “fenômeno pandêmico COVID-19”, seus agravantes até o presente momento. Cases do mundo acadêmico da minha tese de Mestrado durante o período das pesquisas sobre o estresse, e experimentos com alunos e professores (2013, 2014 e 2015).
Conceitos da Teoria de Campo de Kurt Lewin, Teoria Organísmica de Goldstein e Ajustamento Disfuncional e Criativo, na contextualização e compreensão do Estresse e burnout sob o enfoque da fenomenologia e Gestalt-Terapia. Discussão de casos diversificados trazidos pela professora.
O manejo: propostas de relaxamentos, trabalho com movimentos corporais e poéticos escritos, desenhados, falados e expressados (dança possível e singular de cada um), criados na experimentação que será proposta & utilização de exercícios de respiração e tomada de consciência corporal, exercícios de ampliação de contato com utilização de imaginação ativa, criativa e dirigida. Discussão de dois cases escolhidos e trazidos pelos participantes – experimentação em grupos operacionais.
Discussões finais, revisões e avaliações dos participantes; fechamento com esclarecimentos referentes às necessidades e urgências de que se engajem como agentes de mudanças e multiplicadores das aprendizagens do Curso, no seu escopo teórico e prático.
Recursos Didáticos, estratégias, equipamentos audiovisuais: aulas expositivas e práticas, com utilização de recursos variados (vídeos, músicas, filmes, giz de cera, lápis de cores diversas, cartolinas, sulfites, massinhas de modelagem, recortes de revistas e jornais, entre outros).

Destinado a

Profissionais das áreas das psicologias, educação e/ou saúde, entre outros públicos interessados.

Duração/Horário

Duração:

Dia do curso: 05/10/2024.

Horário

Sábado, das 09h00 às 18h00. (1 hora de almoço)

Informações para inscrições

O curso será no formato presencial, em caso de agravamento da crise sanitária devido à pandemia, as aulas deste curso serão on-line no modo presencial remoto. Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos. Seguiremos protocolos de acordo com as orientações e restrições das autoridades sanitárias, da OMS – Organização Mundial de Saúde e o protocolo de segurança sanitária do Instituto Sedes Sapientiae.

Carga horária: 08 horas.

Nº vagas: 25 (vinte e cinco).

Matrícula até: 03 de outubro de 2024.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 312,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



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