Código: 9377
Objetivo

O curso ocorrerá no formato presencial

  • Apresentar e debater sobre as principais ampliações teóricas e clínicas de Ferenczi mencionadas acima e sua contribuição para as formas de adoecimento psíquico da atualidade.
  • Apresentar os principais psicanalistas brasileiros que trabalham a partir de Ferenczi para o cuidado psíquico das especificidades de sofrimento (violências sexuais e de gênero, racismo estrutural) e subjetivação do nosso território.
  • Reconhecer a potência criativa do pensamento de Ferenczi para a clínica contemporânea individual e para cuidados psíquicos coletivos e sociais.
  • Apresentar uma leitura de Lolita e suas repercussões no imaginário de gênero, a partir das contribuições de Ferenczi sobre violência sexual e de gênero na infância e desmentido.
  • Debater sobre a série Bebê Rena, a partir das contribuições de Ferenczi sobre trauma e identificação com o agressor..
Corpo Docente

Adriana Barbosa Pereira (Psicóloga, psicanalista, mestre e doutora pelo Instituto de Psicologia da USP, professora da PUC/SP e do curso de especialização em Teoria Psicanalítica (Educação continuada - PUC/SP) membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi, consultora em projetos de saúde e educação em saúde mental da infância e juventude, supervisora clínico e institucional. Organizadora junto com Nelson Coelho Junior do livro "Sonhar: figurar o terror, sustentar o desejo", Ed. Zagodoni, 2021. Co-organizadora do livro "As marcas do trauma: violência e mal-estar na contemporaneidade" , Calligrafie, Ed. 2024).

Conteúdo Programático

Eixos de trabalho:

  • Ampliações teóricas: introjeção, desamparo, trauma precoce, desmentido, clivagem narcísica e identificação com o agressor, função de tratamento do traumático dos sonhos.
  • Formas de adoecimento psíquico decorrentes do trauma precoce: morte psíquica, progressão traumática, “bebê sábio”, transmissão transgeracional do traumático.
  • Elasticidade da técnica: técnica ativa, análise mútua, “tato” do analista, relaxamento e neocatarse, revitalização, o corpo na escuta.
  • Ferenczi, pensador da cultura: traumas coletivos (guerra, violências, imigração, refúgio, catástrofes, racismo, misoginia, homofobia, transfobia), potencial traumático, memória e luto, clínica do testemunho, autoritarismo e a micropolítica da psicanálise.

Estratégias: Trabalharemos com as raízes do pensamento do autor, a partir de sua própria letra em seus escritos. Também trabalharemos com textos de psicanalistas contemporâneos privilegiando o reconhecimento das formas de sofrimento sociais e a criatividade da clínica psicanalítica brasileira. Aulas expositivas, com debates, fragmentos clínicos e aproximações de objetos da cultura. Consideramos a participação de convidados.

Destinado a

Psicólogos, psicanalistas, estudantes de psicologia e de psicanálise e outros profissionais de outras áreas da saúde, do direito, educação, artes interessados na interface de sua área com a psicanálise. Interessados em fazer um percurso pelo pensamento de Sándor Férenczi.

Duração/Horário

Duração:

19 e 26/03; 09, 23 e 30/04; 07 e 21/05; 04 e 18/06 e 02/07/2025.

Horário

Quartas-feiras, das 19h30 às 21h30.

Informações para inscrições

O curso será no formato presencial, em caso de agravamento da crise sanitária devido à pandemia, as aulas deste curso serão on-line no modo presencial remoto. Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos. Seguiremos protocolos de acordo com as orientações e restrições das autoridades sanitárias, da OMS – Organização Mundial de Saúde e o protocolo de segurança sanitária do Instituto Sedes Sapientiae.

Carga horária: 20 horas.

Nº vagas: 30 (trinta).

Matrícula até: 17 de março de 2025.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 780,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Compartilhar com: