Código: 9379
Objetivo

O curso ocorrerá no formato presencial

O curso buscará enfatizar a concepção da escola enquanto espaço de encontro de subjetividades, buscando refletir sobre as implicações dessa concepção e fornecer elementos conceituais e práticos sobre possíveis modos de intervenção num espaço assim compreendido. A concepção de subjetividade que embasa o curso é aquela advinda da psicanálise, compreendendo o sujeito como sujeito do inconsciente e estando inscrito, desde sempre, num campo social. A ênfase das reflexões e, portanto, das propostas de intervenção, centra-se na construção de um comum - um espaço extra-familiar, sempre inacabado e em processo, de acolhimento dessas subjetividades no sentido de seu desenvolvimento, compreendendo a escola como campo propício à tarefa de construção, socialização, transmissão, formalização e consolidação do conhecimento, do mundo e de si.

Corpo Docente

Ana Paula Musatti Braga (psicanalista, com formação em "Grupos e Instituições" e especialização em "Teoria, técnica e estratégias especiais na psicanálise de crianças e adolescentes" pelo IP-USP (1995). Fez mestrado (2001), doutorado (2016) e pós-doutorado (2018) pelo Depto de Psicologia Clínica da USP. É autora do livro "Os muitos nomes de Silvana: contribuições clínico-políticas da psicanálise sobre mulheres negras" e é membro do "Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política" do Instituto de Psicologia da USP, desde 2004. É educadora da Arco Escola-Cooperativa desde 2019).

Luis Braga (pedagogo com formação em psicanálise, grupos e instituições. Ainda na década de 1970 foi professor de escola técnica estadual e de cursos para alfabetização de adultos. Atuou em Hospital-dia como acompanhante terapêutico, terapeuta de grupos e de família. Foi membro fundador do Núcleo de Estudo e Prática de Grupos (Instituto de Psicologia da USP - 1985).É educador da Arco Escola-Cooperativa desde 2019).

Professores convidados:

Luciana Alves da Costa (formada em Português e Francês pela USP. Como professora de Língua Portuguesa na rede particular de ensino, trabalhou no Colégio Oswald de Andrade entre 2008 e 2010 e lecionou no Colégio Santa Cruz de 2011 até 2019 . Em trabalhos relacionados à rede pública, foi educadora no Centro de Estudar Acaia Sagarana e atuou em curso sobre poesia, junto à editora Companhia das Letras, na formação de professores em diversos estados do país. É educadora da Arco Escola-Cooperativa desde 2019).

Rafael Torrano Ciancio (Bacharel e Licenciado em Língua Portuguesa e Bacharel em Linguística pela Universidade de São Paulo. Cursa mestrado no Depto de Teoria Literária e Literatura Comparada da mesma universidade, com pesquisa sobre o amálgama entre raça e classe na poesia de Solano Trindade. Trabalhou como professor em diversas instituições, como Colégio Santa Cruz e Gracinha. É educador da Arco Escola-Cooperativa desde 2019).

Suelen Moreira (atriz, produtora e educadora. Militante negra e feminista. Integrante da Cia Antropofágica há 9 anos. Formada em Artes Cênicas pela Faculdade Paulista de Artes, sua pesquisa teatral é fundamentada no estudo de Tadeuz Kantor, Bertold Brecht, Oswald de Andrade e Vladimir Maiakovsky. Como educadora em Artes já atuou no Projeto Y (núcleo de formação de atores da Cia Antropofágica) na Rede Pública Municipal de Taboão da Serra, na Fundação Casa, e na rede Particular, tendo trabalhado com Ensino Infantil e Fundamental I e II, na Educação Formal e com Adolescentes e Adultos em educação não-formal. É educadora da Arco Escola-Cooperativa desde 2019).

Conteúdo Programático
  • a escola como campo de encontro e de expansão da subjetividade e como campo propício para construir, transmitir, formalizar e consolidar o conhecimento do mundo e de si;
  • o trabalho com grupos na escola, como campo privilegiado para o enfretamento das questões da adolescência entendida como passagem do âmbito familiar para o social;
  • a necessidade de construção de uma grupalidade inclusiva como forma de apostar na potência dos laços horizontais, buscando fazer frente aos mecanismos de exclusão e segregação;
  • a concepção de conflito na escola como demandando e convidando ao esforço da passagem de um campo dilemático para um campo problemático: uma escola no mundo está atravessada pelos problemas do mundo;
  • educação como atividade pública, mesmo sendo, eventualmente, de financiamento privado. A construção do comum – a concepção de comunalidade enquanto distinta do conceito de comunidade;
  • importância da ambiência, horários “livres” e atividades desúteis; brincar, festejar, cuidar da escola, construir juntos, podem e devem ser tema e esforço das várias etapas da educação e não exclusividade da educação infantil ou das instituições com finalidades terapêuticas e de lazer;
  • a escrita e as criações artísticas autorais, como forma de expansão e desenvolvimento dos modos de expressão fundamentais para se tornar um sujeito no mundo;
  • a autoridade do professor não estando fundada somente no que ele sabe, mas no desejo por aprender que ele deve ter e ser capaz de infundir nos estudantes; a transferência com o professor para além da mestria e da sala de aula;
  • educação e “lógica da mercadoria”: subsídios para reflexão.

Estratégias: Grupo presencial de reflexão, com explanação inicial dos professores, mais indicação de leituras.

Destinado a

Aquelas e aqueles que trabalham com educação e adolescência ou se interessam pelo tema, na sua interface com a psicanálise.

Duração/Horário

Duração:

Datas: 30/08; 13 e 27/09; 04 e 18/10 e 01/11/2024.

Horário

Sextas-feiras, das 14h00 às 16h00.

Informações para inscrições

O curso será no formato presencial, em caso de agravamento da crise sanitária devido à pandemia, as aulas deste curso serão on-line no modo presencial remoto. Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos. Seguiremos protocolos de acordo com as orientações e restrições das autoridades sanitárias, da OMS – Organização Mundial de Saúde e o protocolo de segurança sanitária do Instituto Sedes Sapientiae.

Carga horária: 12 horas.

Nº vagas: 20 (vinte).

Matrícula até: 28 de agosto de 2024.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 468,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



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