
Letramento Racial para a Construção de uma Sociedade Inclusivaformato online / curso novo

O curso ocorrerá em plataforma online
- Debater com os participantes o que são os marcadores sociais da diferença e o racismo institucional.
- Apresentação de dados socioeconômicos para uma leitura da realidade que considere a dimensão do racismo em nossa sociedade.
- Refletir sobre as consequências do racismo para a saúde mental e física dos sujeitos.
- Discutir sobre a importância do acesso da população negra nos serviços e políticas públicas para o combate às inequidades.
- Histórico e importância das ações afirmativas, de acesso e permanência, para as políticas de reparação.
- Apresentar e refletir sobre estratégias que possibilitem a implementação de ações afirmativas que evitem e/ou reparem situações potencialmente racistas.

Luciana Pena Morgado (Graduação em Sociologia e Política pela FESPSP e Doutorado em Saúde Pública pela USP, tendo como tema de pesquisa a relação saúde e trabalho no sistema socioeducativo do Estado de São Paulo. É membro do Núcleo Semente do Instituto Sedes Sapientiae, está como assessora da diretoria de pesquisa no Center for Critical Imagination (CCI- Cebrap) e como bolsista no Programa Paul Singer, para a formação de agentes de economia solidária do MTE (Senaes/Fundacentro). Atuou como docente e pesquisadora no Observatório da População Negra, na Universidade Zumbi dos Palmares, elaborando e executando cursos de letramento racial para instituições públicas e privadas, além de análises sobre os impactos sociais da Lei de cotas raciais, dentre outros assuntos relacionados; como assessora técnica no Dieese atuou na área de pesquisas sindicais e saúde do trabalhador; junto a Painel Pesquisas colaborou no planejamento e execução de pesquisas sociais em parceria com as Prefeituras de Jundiaí, Santo André e São Paulo. Possui experiência em docência e análise de dados sobre temas relacionadas às relações étnico-raciais brasileiras, saúde coletiva e relações de trabalho).
Amanda Aparecida Macaia Silva (Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2002), com mestrado em Saúde Pública pela USP (2009) e doutorado em Ciências pela mesma faculdade. As pesquisas desenvolvidas inserem-se no campo da Saúde do Trabalhador/Saúde Coletiva/Saúde Pública, e tiveram apoio financeiro das agências CNPq e FAPESP. Pós-doutorado na FSP USP com atuação em metodologias de intervenção formativa para o desenvolvimento e inovação de processos de trabalho e situações geradoras de acidentes e outros agravos à saúde. Experiência profissional na docência em cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu. Em cursos lato sensu, à distância e presencial como tutora em curso de especialização da ENSP-Fiocruz. Como terapeuta ocupacional, experiência na Atenção Primária à Saúde, em projetos de humanização hospitalar e coordenação de equipe de voluntários em hospital. Coordenação e apoio à equipe de pesquisadores, consultoria na área da saúde do trabalhador, organização e mediação de oficinas na área de educação popular em saúde. Foi cofundadora do Coletivo Negro Carolina Maria de Jesus da Faculdade de Saúde Pública da USP. Está como diretora presidente da Associação de Saúde Ambiental e Sustentabilidade (ASAS)).

- O racismo do ponto de vista conceitual, históricos social e político.
- As formas como o racismo se materializa na realidade enquanto regulador da vida social.
- Os impactos do racismo para a vida e saúde da população negra e não negra.
- A reprodução do racismo como um problema social incapaz de promover a distribuição comum de bens coletivos, produzindo pobreza e outras vulnerabilidades.
- A construção racial da branquitude.
- O que são as ações afirmativas, de acesso e permanência, para as políticas de reparação.
- Políticas e ações antirracistas vigentes nas instituições públicas e privadas.
- Estratégias que possibilitem a implementação de ações que evitem e/ou reparem situações potencialmente racistas.
Estratégias: Haverá a utilização de slides, apresentação de vídeos e dinâmicas reflexivas a partir de casos concretos.

Público em geral que tenha interesse em debater as questões étnico-raciais e a importância de ações afirmativas.

Duração:
19/03/2025 a 30/04/2025.
Horário
Quartas-feiras, das 19h30 às 22h00.
Informações para inscrições
O curso será no formato online, ministrados ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet (Google Meet preferencialmente e outras plataformas). Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar o aluno deverá ter obrigatoriamente conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.
Carga horária: 17 horas e meia.
Nº vagas: 25 (vinte e cinco).
Matrícula até: 17 de março de 2025.
INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 682,50 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).
Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...
2.0 - © Instituto Sedes Sapientiae - Todos os direitos reservados.
Rua Ministro Godói, 1484 - Perdizes - SP/SP
(11) 3866-2730 - sedes@sedes.org.br