
Diálogos entre Psicanálise e Estéticaformato presencial / curso novo

O curso ocorrerá no formato presencial
O curso visa o estudo do sujeito no campo das Artes em geral e da Psicanálise teórica e prática, fundamentado numa experiência estética do sujeito. O eixo do seminário visa à reflexão do belo e do sublime, organizando o esqueleto, sobre o qual vários outros conceitos se entrelaçam e se tecem, possibilitando ao sujeito novos posicionamentos de vida, tanto estéticos e éticos como políticos, nos campos das artes e da psicanálise.

Ligia Valdes Gomez (artes plásticas pela FAAP/SP, psicóloga pela PUC/SP, psicanalista pelo departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, mestre pela FE/USP. Professora e supervisora no departamento Formação em Psicanálise (2003-2023)).
Lineu Matos Silveira (psicólogo pela PUC/SP, psicanalista pelo departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, mestre pela IPUSP).

- considerações gerais sobre a beleza na estética. O que é o belo? Diferença entre belo e sublime;
- breve histórico de como se desenvolveram os conceitos de belo e de sublime na estética;
- considerações sobre o belo e o sublime em Kant e Schiller;
- a questão do sensível, da sensibilidade na captação do belo e do sublime. Belo determinado pelo objeto externo ou interno e o Sublime como um estado d’Alma;
- a fundamentação psicanalítica na experiência estética;
- a questão do sublime como belo e como horror. Ligação entre Eros e Thanatos podem permitir tanto o Sublime como o Unheimlich;
- considerações sobre o belo e o sublime sob os pontos de vistas: – da razão e da experiência; do tempo e do espaço; da imagem e da palavra; da fantasia e da realidade; da natureza e da cultura;
- consequências sócio-políticas: arte como resistência;
- a experimentação estética nas artes: o sublime acarreta sempre uma ruptura do conhecido, traz o inesperado, nas Artes (música, literatura, poesia, pintura, escultura, teatro, cinema), das mais diferentes formas, como veremos em alguns autores e em alguns movimentos artísticos (Simbolismo, Dadaísmo, Surrealismo e Realismo fantástico);
- a experimentação estética na prática psicanalítica: como em determinados momentos da clínica, há a travessia da palavra para novos caminhos, são manifestações para além da palavra, na atmosfera do silêncio, como se analista e analisante caminhassem em direção ao novo, à terceira margem do rio, citando Guimarães Rosa. Usaremos as reflexões de alguns psicanalistas ligados ao campo das Artes, para debatermos.
ESTRATÉGIAS: Aulas expositivas dialogadas e dinâmicas com arte.

Estudantes de psicanálise e psicanalistas.

Duração:
21/08/2025 a 04/12/2025.
Horário
Quintas-feiras, das 19h00 às 20h30.
Informações para inscrições
O curso será no formato presencial, em caso de agravamento da crise sanitária devido à pandemia, as aulas deste curso serão on-line no modo presencial remoto. Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos. Seguiremos protocolos de acordo com as orientações e restrições das autoridades sanitárias, da OMS – Organização Mundial de Saúde e o protocolo de segurança sanitária do Instituto Sedes Sapientiae.
Carga horária: 22 horas e meia.
Nº vagas: 15 (quinze).
Matrícula até: 19 de agosto de 2025.
INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 877,50 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).
Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...
2.0 - © Instituto Sedes Sapientiae - Todos os direitos reservados.
Rua Ministro Godói, 1484 - Perdizes - SP/SP
(11) 3866-2730 - sedes@sedes.org.br