Fundamentos da Psicanálise e sua Prática Clínica
Aperfeiçoamento
CURSO NO FORMATO PRESENCIAL
O curso Fundamentos da Psicanálise e sua Prática Clínica existe desde 1999. Destina-se a profissionais de diversas áreas que pretendem iniciar um estudo consistente da Psicanálise. O curso apresenta a construção e desenvolvimento dos fundamentos da teoria psicanalítica tendo como roteiro os principais conceitos da obra de Sigmund Freud e de autores contemporâneos da escola freudiana, estabelecendo um diálogo entre as concepções teóricas, a prática clínica e suas relações com a cultura. A transmissão proposta pelo curso traz as marcas do reconhecimento da atualidade e relevância da Psicanálise na abordagem dos fenômenos psíquicos implicados nas questões da contemporaneidade.
No primeiro ano do curso partimos das hipóteses iniciais estabelecidas por Freud em sua investigação sobre a histeria. Em seguida percorremos o caminho de pesquisa que o autor faz sobre os sonhos e a sexualidade. A proposta é realizar um estudo longitudinal da obra freudiana, abordando conceitos fundamentais como inconsciente, conflito, recalque, pulsão, narcisismo e complexo de Édipo. Com base nesses conceitos, são apresentados a psicopatologia freudiana e os pressupostos que embasam a técnica psicanalítica.
O segundo ano do curso, além de oferecer a possibilidade de aprofundar os conceitos trabalhados no primeiro ano, tem como objetivo estabelecer uma interlocução entre a teoria e o método psicanalítico. Tem como eixo de trabalho a reflexão sobre a especificidade da escuta psicanalítica através da compreensão da metapsicologia freudiana, sua influência no pensamento de teóricos pós-freudianos e seu impacto na clínica da atualidade.
Alunos com formação em Psicologia e Medicina ou que tenham experiência profissional na área da saúde mental em serviço público poderão participar do processo seletivo para o Aprimoramento na Clínica do Instituto Sedes Sapientiae. Essa atividade prática será supervisionada.
Ana Lúcia Gondim Bastos, Antonio Geraldo de Abreu Filho, Antonio Marcos Aleixo, Cynthia Peiter, Dalgi Sequeira Santos, Fabio Monteiro Chiossi, Luana Viscardi Nunes, Maria Salete Abrão Nunes da Silva, Maria Tereza Viscarri Montserrat, Marina Fibe De Cicco, Patrícia Leirner Argelazi, Patrícia Vieira, Patrícia Villas-Bôas Valero de Morais e Olivia Lucchini.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º ANO
Especificidade da Psicanálise: – Psiquismo e corpo. – Terapias medicamentosas, psicoterapias e Psicanálise.
A Divisão do Sujeito: – Dois conceitos fundamentais: Inconsciente e Pulsão. – Aparelho psíquico: consciente, pré-consciente e inconsciente, o ponto de vista tópico. – O Recalque: desejo, conflito e defesa. Pontos de vista dinâmico e econômico. – Discussão clínica.
Formações do Inconsciente: – Atos falhos, sonhos e sintomas. – Discussão clínica.
Ponto de vista estrutural: – Complexo de Édipo / Identificações. – Segunda Teoria Tópica.
Neurose, Psicose e Perversão: – Neurose. – Psicose. – Perversão. – Uma introdução à psicopatologia psicanalítica. – Discussão de casos: um estudo comparativo.
Questões da Clínica: – A situação analítica. – Transferência e contratransferência. – Resistência. – A interpretação.
O Analista: – Diferenças entre formação e informação. – O tripé da formação analítica: análise do analista, supervisão e estudo da teoria.
Nota: As discussões de casos clínicos, pontuando os conceitos teóricos desenvolvidos no programa, serão apresentadas pelos professore(a)s com o intuito de estabelecer pontes com a teoria.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2º ANO
Eixo Central: A Especificidade da Escuta Psicanalítica.
Primórdios da Psicanálise: A escuta psicanalítica até 1900 – A Teoria Transformada: Verdade ou Ficção.
Eixos Fundamentais do Pensamento Freudiano: A escuta psicanalítica de 1900 a 1905 – A Natureza do Psíquico: A origem do aparelho psíquico – Inconsciente / Pulsão / Sexualidade.
O Infantil no “Atual”: A escuta psicanalítica de 1905 a 1920 – A Importância da Noção de Transferência na Clínica Psicanalítica
O Campo Psicanalítico na Contemporaneidade: A escuta Psicanalítica a partir de 1920 – O Humor em Tempos Sombrios
O Manejo da Clínica: O Sintoma e o Pensamento Clínico – O emergir do Inconsciente: Uma Elaboração / Uma Construção
Nota: A especificidade da escuta clínica será veiculada através da leitura de textos clínicos de Freud e outros autores da atualidade.
ESTRATÉGIAS: – aulas teóricas; – discussão de textos e vinhetas clínicas apresentadas pelos professores.
Profissionais com formação universitária que se interessam pelo estudo da Psicanálise.
Duração:
Até dois anos*. Carga horária do curso: 64 horas.
*O segundo ano é opcional e será oferecido para todos que concluíram o 1º ano do curso e que tenham interesse na continuidade de seus estudos. (o 2º ano opcional estará sujeito a um número mínimo de inscritos para poder ocorrer).
Horário
terças-feiras, das 19h30 às 21h30.
Observação: Poderão se candidatar à seleção para atendimento na Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae apenas médico(a)s e psicólogo(a)s que optarem por fazer o segundo ano. Essa atividade prática é supervisionada, incluindo um valor adicional à mensalidade do curso.
O curso será Presencial, os alunos matriculados nesta modalidade deverão iniciar e concluir o curso nesta modalidade.
2.0 - © Instituto Sedes Sapientiae - Todos os direitos reservados.
Rua Ministro Godói, 1484 - Perdizes - SP/SP
(11) 3866-2730 - sedes@sedes.org.br
