Objetivo

Aperfeiçoamento


CURSO NO FORMATO PRESENCIAL * ver nota abaixo em: "Informações para Inscrições"

  • Instrumentalizar o aluno, teórica e clinicamente, no exercício da Observação Psicanalítica por meio do Método de Observação da Relação Mãe-Bebê de Ester Bick.
  • Proporcionar o aprofundamento teórico para os trabalhos que envolvem as relações pais-bebê-criança pequena.
  • Refletir sobre situações de trabalho em contextos de saúde e educação a partir da Observação Psicanalítica.
  • Exercitar a capacidade de conter e tolerar estados emocionais, sem julgamentos ou noções pré-determinadas e acompanhar o desenvolvimento de um bebê em um contexto relacional.
  • Acompanhar a desenvolvimento da parentalidade e da construção do vínculo do bebê e seus cuidadores primários.
  • Propiciar o aprimoramento de posturas profissionais a partir de Discussões de Situação de Trabalho em contextos de saúde e educação.
  • Oferecer subsídios teórico-clínicos introdutórios à Intervenção nas Relações Pais-Bebê/Criança a partir da Observação Psicanalítica (Método Esther Bick).
Corpo Docente

Denise de Sousa Feliciano - coordenadora, Cristiane da Silva Geraldo Folino, Mariângela Mendes de Almeida, Maria da Graça Palmigiani, Sonia Maria Marchini e Tereza Marques de Oliveira.

Conteúdo Programático
  • Observação de bebês a partir do método Esther Bick.
  • Introdução à psicanálise de crianças e desenvolvimento emocional primitivo – Freud, Klein, Winnicott e outros.
  • Psicopatologia do bebê e da criança: – o desenvolvimento da criança e as principais causas de distúrbios na primeira infância; os sintomas psicofuncionais da criança.
  • Intervenção nas relações mãe-bebê/criança e pais-bebê/criança: – observação das dinâmicas interativas mãe-bebê/criança e pais-bebê/criança.
  • Indicadores de transtornos de desenvolvimento e saúde mental.
  • Etnopsicanálise; Transgeracionalidade e Parentalidade.
  • Principais técnicas e instrumentos utilizados nos trabalhos relacionados às relações iniciais.

Módulo A – Teórico: I – Fundamentos da Observação Psicanalítica de Bebês. II – Estados Primitivos da mente. III – Observação Psicanalítica em contextos de saúde e educação. IV – Discussão de Situação de Trabalho.
Módulo B: Acompanhamento supervisionado em Observação da Relação Pais-Bebê por 2 anos.

ESTRATÉGIAS: Seminário de supervisão da observação de um bebê em seu ambiente (Método Bick), atividade individual realizada extraclasse uma hora semanal pelo período mínimo de 30 semanas. Seminários teóricos. Seminário de Discussão de Situações de Trabalho.

Destinado a
Psicólogos, médicos, educadores, enfermeiros e demais profissionais das áreas de Saúde e Educação. O curso não se limita aos profissionais que trabalhem com bebês e crianças, mas também àqueles que tenham interesse em aprimorar o olhar e escuta nas relações interpessoais nas diversas práticas, sobretudo aos psicólogos e psicanalistas que trabalhem com adultos e adolescentes para uma melhor apreensão e continência aos estados mentais arcaicos presentes em todas as idades.
Duração/Horário

Duração:

Dois anos. Carga horária do curso: 160 horas.

Horário

Quintas-feiras, das 18h00 às 20h30. Além do horário em sala de aula o aluno deverá dispor de 2 (duas) horas semanais ao longo do ano para observar um bebê em seu domicílio e redigir relatório de observação (ORMB).

Informações para inscrições

 Nº vagas: 20 (vinte).

Inscrição prorrogada até: 26 de fevereiro 2024.

Processo seletivo: Análise de curriculum vitae. Entrevista.

- Publicação dos resultados para inscritos até o dia 31/01/2024: 16 de fevereiro de 2024, às 14h00. (Clique aqui para ver os selecionados na seleção do curso...)

- Publicação dos resultados para inscritos a partir do dia 01/02/2024: 28 de fevereiro de 2024, às 14h00.

Início do ano letivo: 07 de março de 2024.

Anuidade de 2024: matrícula - R$ 750,00 mais 10 parcelas de R$ 750,00.

Inscrição: 150,00 (cento e cinquenta reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...

Para informações sobre cotas raciais, clique aqui...

Inscrições encerradas.


O CURSO É PRESENCIAL - Em caso de agravamento da crise sanitária devido à pandemia, as aulas deste curso serão on-line no modo presencial remoto. Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos. Seguiremos protocolos de acordo com as orientações e restrições das autoridades sanitárias, da OMS - Organização Mundial de Saúde e o protocolo de segurança sanitária do Instituto Sedes Sapientiae.



Compartilhar com: