Objetivo

Especialização


CURSO NO FORMATO SEMIPRESENCIAL * ver nota abaixo em: "Informações para Inscrições"

Apresentar recursos artísticos a serem utilizados terapeuticamente em diversos contextos (psicoterapia, ateliê terapêutico, reabilitação, psicopedagogia, entre outros) e com populações distintas (crianças, adolescentes, adultos, terceira idade, famílias e comunidades). Oferecer uma estrutura básica teórica instrumental e vivencial que capacite o profissional a desenvolver um trabalho de arteterapia de cunho terapêutico e/ou profilático em sua área de atuação. Compreendendo que só se consegue utilizar bem aquilo que se vivencia, este curso se propõe a desenvolver no aluno seu próprio potencial de autoconhecimento, percepção e criatividade por meio de recursos artísticos, instrumentação terapêutica, workshops e atividade supervisionada.

Corpo Docente

Eloisa Q. Fagali, Iraci Saviani, Leila Nazareth, Maria Alice do Val Barcellos - coordenadora, Maria de Betania P. Norgren, Neide Alessandra Giordano, Regina Aparecida Santos - coordenadora, Selma Ciornai - coordenadora, Tereza Cristina P. Ajzenberg, Vera Maria R. Ferretti e professores convidados.

Conteúdo Programático

Os temas abordados são:

  • Introdução à Arteterapia.
  • Postura terapêutica.
  • Criatividade.
  • Propriedades terapêuticas dos diferentes materiais.
  • História da Arte Vivenciada.
  • Ateliê de Arteterapia (artes plásticas, trabalho corporal e demais linguagens expressivas, tais como música, teatro, dança, escrita, contos…)
  • Fundamentos psicológicos da Gestalt Terapia e da Psicologia Analítica.
  • Arteterapia Gestáltica.
  • Ciclos de vida: Arteterapia com crianças, adolescentes, adultos e idosos.
  • Arteterapia no contexto Grupal e Comunitário.
  • Arteterapia em situações de maior comprometimento.
  • Arte-reabilitação.
  • Metodologia Científica.
  • Atendimentos Arteterapêuticos Mediados por Tecnologias de Informação e Comunicação.
  • Atividade prática supervisionada.
  • Orientação de trabalho de conclusão de curso e workshop sobre temas variados.

Obs: O aluno que concluir satisfatoriamente este curso poderá requerer registro na AATESP (Associação de Arteterapia do Estado de SP), pois o curso segue os parâmetros curriculares estipulados pela União Brasileira de Associações de Arteterapia (UBAAT).

Destinado a

Psicólogos, psiquiatras, psicopedagogos, arte educadores e profissionais com formação universitária que atuem na área de saúde, educação e demais relações de ajuda.

Duração/Horário

Duração:

Dois anos. Carga horária do curso 524 horas sendo 100 horas de atividade prática (estágio) aulas teóricas/vivenciais e 60h de supervisão.

Horário

1º ano: segundas-feiras, das 18h30 às 21h30 e terças-feiras, das 18h30 às 22h30. 2º ano: segundas e terças-feiras das 18h30 às 22h30. Atividade prática e workshops serão realizados em dias e horários a combinar.

Informações para inscrições

 Nº vagas: 25 (vinte e cinco).

Inscrição até: 03 de fevereiro de 2022.

Processo seletivo: Análise de curriculum vitae, redação, entrevista individual e Dinâmica de grupo.
- Entrevista individual: no período de 07 a 09 de fevereiro de 2022 com horário agendado.
- Dinâmica no dia 10 de fevereiro de 2022 em horário previamente agendado.

- Publicação dos resultados: 16 de fevereiro de 2022, às 14h00.

Início do ano letivo: 07 de março de 2022.

Anuidade de 2022: matrícula - R$ 844,00 mais 10 parcelas de R$ 844,00.

Inscrição: 150,00 (cento e cinquenta reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...


ESTE CURSO É SEMIPRESENCIAL
75% DE AULAS PRESENCIAIS E 25% DE AULAS ON-LINE AO LONGO DO ANO
Em caso de agravamento da crise sanitária devido à pandemia, as aulas deste curso serão on-line no modo presencial remoto. Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos. Seguiremos protocolos de acordo com as orientações e restrições das autoridades sanitárias, da OMS - Organização Mundial de Saúde e o protocolo de segurança sanitária do Instituto Sedes Sapientiae.
As aulas on-line serão ministradas ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet, e é necessário que o aluno tenha conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador com câmera e microfone e ou smartphone.



Share on FacebookTweet about this on Twitter