Objetivo

Aperfeiçoamento


CURSO NO FORMATO PRESENCIAL * ver nota abaixo em: "Informações para Inscrições"

Desde 1997, nosso curso tem uma tradição junto a psicólogos, médicos, educadores, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, jornalistas e outros profissionais que entendem que a psicanálise pode ser de grande ajuda para uma melhor compreensão dos fenômenos psíquicos. Este curso veio também preencher uma lacuna existente no campo da transmissão da psicanálise, um longo e continuado caminho, já que oferece uma opção a quem se inicia na formação, e deseja abordar seriamente o estudo dos fundamentos da teoria freudiana. Nossa proposta de ensino toma dois eixos fundamentais como vias privilegiadas de entrada aos conceitos da psicanálise: o conflito, resultante das diferentes forças intrapsíquicas, e o sintoma, destacado como formação do inconsciente. No primeiro ano, abordamos as ferramentas necessárias para criar o alicerce da teoria: inconsciente, pulsão, sexualidade e recalcamento. No segundo ano - optativo -, oferecemos uma ampliação e um aprofundamento do estudo da sexualidade infantil do Complexo de Édipo e das diversidades sexuais. Trabalhamos em pequenos grupos, o que nos permite um estudo mais apurado dos textos de Freud, que são o eixo de nosso percurso teórico. Por entender a psicanálise como uma obra viva consideramos importante abrir a interlocução sobre os conceitos em função do momento histórico que os atravessa. Médicos e psicólogos terão oportunidade de fazer atividade prática na Clínica do Instituto Sedes Sapientiae, a partir de uma seleção prévia, entrando assim no corpo a corpo com a prática. Para a atividade prática na Clínica haverá uma supervisão cujo pagamento será adicional.

Corpo Docente
COORDENAÇÃO: Ana Maria Sigal.
CORPO DOCENTE: Ana Maria Sigal, Ana Claudia Patitucci, Christiana Cunha Freire, Cristina R. Barczinski, Daniela Danesi, Gustavo Veiga, Iso Ghertman, Maria Marta Azzolini, Rodrigo Blum, Sílvia Nogueira de Carvalho e Tide Setubal.
Conteúdo Programático
  • Psicanálise: o surgimento de um pensamento.
  • Uma teoria, um método, uma prática: – Conflito psíquico. – Sintoma no modelo médico e na Psicanálise.
  • Uma aproximação metapsicológica: – Sintoma como formação do inconsciente. – Condensação, deslocamento, simbolização. – Temporalidade e posterioridade. – Sentido dos sintomas.
  • Sintoma e Sexualidade Infantil: – Desenvolvimento libidinal e organizações sexuais. – Complexo de Édipo. – Recalque, regressão e fixação.
  • Noção de Trauma, Sedução, Fantasia ou Realidade?: – História e singularidade. História do paciente e sua doença. – Séries complementares.
  • A Prática Clínica: – O que se escuta na clínica. – Transferência; – A escuta e a análise pessoal.

Conteúdo programático 2° ano
O infantil em Psicanálise.A pulsão.Fantasia.Narcisismo.Primórdios na formação do Eu.Complexo de Édipo:-Os investimentos libidinais.-As equações simbólicas.-A organização genital infantil.-Totem e Tabu.Gênero,sexo,sexualidade e sexuação:Da teoria da diferença ao pensamento da diversidade. Segunda tópica:-Ego,Superego e Id.As identificações:-Declínio do complexo de Édipo.

Destinado a

Profissionais com formação universitária, que se interessem pela teoria psicanalítica como instrumento para abordar a subjetividade. Não é necessária experiência clínica prévia.

Duração/Horário

Duração:

Um ano, tendo um segundo ano opcional para os alunos que tenham cursado o primeiro ano e desejem dar continuidade ao estudo. Carga horária do curso: 68 horas. O segundo ano opcional estará sujeito a um número mínimo de inscritos para poder ocorrer.

Horário

Quintas-feiras, das 18h30 às 20h30.

Informações para inscrições

 Nº vagas: 110 (cento e dez).

Inscrição até: 23 de fevereiro de 2024.

Processo seletivo: O candidato se submeterá a uma entrevista individual, devendo levar uma cópia do curriculum vitae com foto, assim como uma carta de intenção que explicite porque quer fazer o curso. No ato da inscrição a Secretaria fornecerá o telefone de um docente para o candidato agendar a entrevista de imediato.

- Publicação dos resultados: 15 de março de 2024, às 14h00. (Clique aqui para ver os selecionados na seleção do curso...)

Início do ano letivo: 21 de março de 2024.

Anuidade de 2024: matrícula - R$ 648,00 mais 09 parcelas de R$ 648,00.

Inscrição: 150,00 (cento e cinquenta reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...

Para informações sobre cotas raciais, clique aqui...

Inscrições encerradas.


O CURSO É PRESENCIAL - Em caso de agravamento da crise sanitária devido à pandemia, as aulas deste curso serão on-line no modo presencial remoto. Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos. Seguiremos protocolos de acordo com as orientações e restrições das autoridades sanitárias, da OMS - Organização Mundial de Saúde e o protocolo de segurança sanitária do Instituto Sedes Sapientiae.



Compartilhar com: