Psicopatologia Psicanalítica e Clínica Contemporânea
Aperfeiçoamento
CURSO NO FORMATO PRESENCIAL
O Curso Psicopatologia Psicanalítica e Clínica Contemporânea visa abordar as formas do sofrimento psíquico a partir do estudo de figuras clínicas em destaque na atualidade. Com 28 anos de existência, o Curso está inserido no processo formativo do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.
Pela via da metapsicologia psicanalítica, nele se busca refletir sobre o mal-estar contemporâneo e seus fundamentos psicopatológicos na constituição do sujeito psíquico, priorizando a dimensão ética e política da clínica. Pela via da atenção à pesquisa, sustenta seu interesse no impacto das transformações da realidade sobre o acontecer psíquico com suas repercussões nas vivências temporais e no campo social.
Em um mundo onde os discursos se tornam totalizantes e as emergências humanitárias irrevogáveis, a psicanálise é interpelada por transformações derivadas da vida em redes virtuais, pelos movimentos decoloniais e pelo modo como as problemáticas interseccionais (raça, gênero e classe social) atravessam a escuta e o manejo clínico.
Ana Lúcia Panachão, Ana Maria Siqueira Leal, Mania Deweik, Mara Selaibe - coordenadora, Marcelo Soares da Cruz, Márcia de Mello Franco, Maria Carolina Accioly de Carvalho e Silva, Mira Wajntal, Roberta Kehdy, Tatiana Inglez-Mazzarella e professores convidados.
a) Narcisismo e suas questões em tempos atuais.
b) Luto, melancolia, depressão: três maneiras distintas de lidar com a perda do objeto. Depressão, sintoma do nosso tempo.
c) Modalidades da angústia: as duas teorias freudianas, a angústia na clínica e o mal-estar contemporâneoira e segunda teorias; angústia na clínica contemporânea: da excitação (o somático) à pulsão (o psíquico); o traumático; modalidades da angústia; elaborando angústias: a força e o sentido.
Segundo ano:
a) Constituição do aparelho psíquico: do paradigma do sonho ao fracasso do sonhar e a dificuldade de dormir.
b) Fragilidades narcísicas e dificuldades no processo de simbolização: a repetição, o agir e o corpo.
c) Impasses da interiorização do objeto: toxicomanias, outras adições e os estados-limite como destino.
d) Dispositivos clínicos e processos de simbolização. A construção do enquadre, suas transformações (clínica online, clínicas públicas) e a dimensão ético-política da prática psicanalítica.
Funcionamento: – seminários teóricos semanais (1h30 de duração); – supervisões semanais (1h30 de duração); – aulas teóricas periódicas, com professores do curso e convidados. Aula inaugural: 11/03/2025.
Psicanalistas e profissionais da área de saúde mental com percurso de análise pessoal, que tenham prática clínica e fundamentos da teoria psicanalítica, e que estejam interessados na articulação entre subjetividade e contemporaneidade.
Duração:
Dois anos. Carga horária do curso: 201 horas.
Horário
Terças-feiras, das 19h00 às 22h15.
2.0 - © Instituto Sedes Sapientiae - Todos os direitos reservados.
Rua Ministro Godói, 1484 - Perdizes - SP/SP
(11) 3866-2730 - sedes@sedes.org.br
