Objetivo

Aperfeiçoamento


CURSO NO FORMATO PRESENCIAL * ver nota abaixo em: "Informações para Inscrições"

“A sabedoria do Brincar e o poder transformador da Arte do Movimento.” (Cilô Lacava)

  1. O CONHECIMENTO EXPERIENCIAL de Fundamentos do Sistema Laban de Análise do Movimento.
    Conhecimento dos processos cognitivos, lúdicos e artísticos implicados, potencializando a singularidade/diferencial pessoal / cultural de cada pessoa no grupo, ampliando a diversidade das trocas de experiências e saberes.
    Orientar a utilização da Análise de Movimentos/Laban, conforme os interesses pessoais e profissionais dos alunos, uma vez que ela é aplicável em todos os campos e circunstâncias da atividade humana (independente da realidade sócio/econômico/cultural e faixas etárias das pessoas).
    Pensar com Laban, que a percepção da vida está relacionada ao conhecimento/domínio experiencial do Movimento, pois o poder vital, a potência desse conhecimento é base de toda atividade humana (“Movimento: a experiência básica da existência"). Para ultrapassar os problemas causados pela pandemia na vida das crianças MAIS QUE NUNCA É PRECISO PODER BRINCAR LIVREMENTE.
Corpo Docente
Maria Cecília CILÔ P. Lacava - coordenadora.
Professores convidados: Márcio Silva, Romeu Rodrigues de Souza e Virgínia Costábile.
Conteúdo Programático
Maria Duschenes. As Leis da Harmonia Espacial do Movimento: corêutica e eucinética e suas relações com as funções da mente. TEMAS DE MOVIMENTO DA DANÇA EDUCATIVA. Os Jogos de Movimentos e o Jogo Dramático Infantil: primeiras construções, elaborações e reinvenções lúdicas da vida nos espaços para brincar livremente na infância (como base vital estruturante da coragem de viver). Experimentações lúdicas; conexões Laban / Eutonia (Gerda Alexander). Umwelt,/modos de Conhecer o mundo e criar. A força da Gravidade. Movimento voluntário, propriocepção e sistema límbico. A genealogia da cultura ocidental na cosmovisão de Nietzsche: o trágico, o dionisíaco, o apolínio e o metafísico. A problematização da atualidade segundo Foucault: desafios éticos e experimentações. A coragem, a lucidez e a sabedoria para pensar com as crianças a atual realidade planetária abrindo lugar para outras escolhas, valores e delicadezas; o atual sec. XXI como considerado pelo físico e doutor em cosmologia Luiz Alberto Oliveira. Laban com pessoas com comprometimentos neurológicos: possibilidades reais e lúdicas. Estão incluídas 02 aulas individuais para Estudos de Movimento.
Destinado a

Pessoas (com ou sem graduação), que desejam dedicar-se ao conhecimento experiencial da Arte do Movimento estudado e organizado por Rudolf Laban, para aplicação em sua vida pessoal, artística e/ou profissional.

Duração/Horário

Duração:

um ano. Carga horária: 62 horas.

Horário

Aulas mensais aos sábados, das 8h30 às 16h,30 com intervalo para almoço. Datas: 11/03; 15/04; 13/05; 17/06; 05/08; 16/09; 07/10 e 11/11/2023.

Informações para inscrições

 Nº vagas: 10 (dez).

Inscrição até: 09 de fevereiro de 2023.

Processo seletivo: Por entrevista individual - online - que deverá ser agendada pelo e-mail: cilolacava@gmail.com No agendamento da entrevista o candidato deverá enviar a comprovação da inscrição e anexar em PDF ou em WORD, seu currículo com uma foto e uma carta contando os motivos pelos quais deseja participar deste curso.

- Publicação dos resultados: 15 de fevereiro de 2023, às 14h00.

Início do ano letivo: 11 de março de 2023.

Anuidade de 2023: matrícula - R$ 450,00 mais 09 parcelas de R$ 450,00.

Inscrição: 150,00 (cento e cinquenta reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...

Para informações sobre cotas raciais, clique aqui...


O CURSO É PRESENCIAL - Em caso de agravamento da crise sanitária devido à pandemia, as aulas deste curso serão on-line no modo presencial remoto. Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos. Seguiremos protocolos de acordo com as orientações e restrições das autoridades sanitárias, da OMS - Organização Mundial de Saúde e o protocolo de segurança sanitária do Instituto Sedes Sapientiae.