Código: 7776
Objetivo

Aperfeiçoamento


CURSO NO FORMATO ONLINE * ver nota abaixo em: "Informações para Inscrições"

O psicanalista deve ser capaz de reconhecer com tristeza e compaixão que entre as pores e mais debilitantes
perdas humanas é a perda da capacidade de estar vivo para nossa própria experiência,
em cujo caso perdemos uma parte de nossa qualidade humana”.
Thomas Ogden, 2005
Criar um espaço de transmissão da experiência psicanalítica.
Explorar a dimensão intersubjetiva da teoria e da clínica psicanalítica a partir de Thomas Ogden e Antonino Ferro - autores de nossa contemporaneidade -, os quais se mantém profundamente implicados com os desenvolvimentos de W. Bion e D. Winnicott.
Promover um espaço de reflexão profunda sobre a implicação da “mente do analista” no trabalho de análise.
Corpo Docente

Gina Tamburrino.

Conteúdo Programático
  • Proporcionar uma visão panorâmica da evolução do conceito teórico-clínico de contratransferência, desde Freud até a atualidade.
  • Apresentar a articulação entre o fenômeno contratransferencial e a implicação do analista a partir da teoria de campo analítico de Willy e Madeleine Baranger.
  • Trabalhar com os referenciais teóricos e as contribuições para a técnica psicanalítica de Antonino Ferro e Thomas Ogden (referendados nas trajetórias de Freud, Klein, Bion e Winnicott).
  • Apresentar e fazer trabalhar os conceitos que se relacionam com:
a) a teoria do pensar (Bion): rêverie, identificação projetiva, fato selecionado, capacidade negativa, função alfa, entre outros;
b) a teoria do campo analítico (Willy e Madeleine Baranger): campo analítico, fantasia inconsciente compartilhada, baluarte (resistência compartilhada), segundo olhar.
c) o conceito de terceiro analítico e a reverie em Thomas Ogden;
d) gradiente de funcionamento mental no campo analítico (do sonho às alucinações: sonho, fotograma onírico da vigília (flashes visuais), rêverie, transformações em alucinose e alucinações, em Antonino Ferro.
  • Abordar a questão dos limites e impasses do analista que surgem na sala de análise: enactment crônico e enactment agudo (Roosevelt Cassorla).
ESTRATÉGIAS: Aulas teórico-clínicas baseadas em textos de diversos autores (conforme bibliografia) que deverão ser previamente lidos pelos participantes do curso.
Destinado a

Psicanalistas, psicólogos clínicos, psiquiatras e profissionais da saúde que exerçam atendimento clínico, com escuta psicanalítica.

Duração/Horário

Duração:

Um ano. Carga horária do curso: 80 horas.

Horário

Sextas-feiras, das 10h00 às 12h30.

Informações para inscrições

 Nº vagas: 15 (quinze).

Inscrição prorrogada até: 20 de fevereiro de 2025.

Processo seletivo: Análise de curriculum (com foto) descrevendo a trajetória específica de estudo teórico-clínico, bem como as experiências de psicoterapia e ou análise pessoal e supervisões clínicas. Entrevista individual com a coordenadora do curso.

- Publicação dos resultados para inscritos até o dia 06/02/2025: 12 de fevereiro de 2025, às 14h00. (clique aqui para acessar lista do processo seletivo do curso...)

- Publicação dos resultados para inscritos a partir do dia 07/02/2025: 26 de fevereiro de 2025, às 14h00.

Início do ano letivo: 07 de março de 2025.

Anuidade de 2025: matrícula - R$ 526,00 mais 10 parcelas de R$ 526,00.

Inscrição: 150,00 (cento e cinquenta reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...

Para informações sobre cotas raciais, clique aqui...

Inscrições encerradas.


ATÉ A SUA CONCLUSÃO ESTE CURSO É EXCLUSIVAMENTE ONLINEOs cursos no formato online do Instituto Sedes serão ministrados ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet (Google Meet preferencialmente e outras plataformas). Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso.
Para participar o aluno deverá ter obrigatoriamente conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.



Compartilhar com: