
Para Além da Contratransferência: O Analista Implicado

Aperfeiçoamento
O CURSO É PRESENCIAL, entretanto, face às restrições impostas pela pandemia, as aulas deste curso, durante o ano de 2021, poderão ser iniciadas on-line e assim permanecer até que a crise sanitária esteja devidamente controlada.
As aulas presenciais serão retomadas quando não houver riscos para alunos, professores e funcionários e após avaliação rigorosa da Instituição que comunicará, amplamente, a decisão a ser praticada.
Caso haja restrição quanto ao espaçamento entre alunos, algumas aulas poderão ser realizadas presencialmente em sistema de rodízio, a critério do curso e de acordo com as condições de espaço da instituição. As demais aulas continuarão a ser on-line.
Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de persistência ou agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos.
é "uma experiência emocional vivida".
Thomas Ogden, 2005
Explorar a dimensão intersubjetiva da experiência clínica a partir de autores de nossa contemporaneidade - Thomas Ogden e Antonino Ferro - que tem seus pensamentos teórico-clínicos alicerçados principalmente no encontro com os pensamentos de W. Bion e D. Winnicott.
Ter no horizonte o objetivo de conduzir à reflexão profunda sobre a posição do analista, bem como de sua implicação no trabalho de análise.

Gina Tamburrino e professores convidados.

-
Proporcionar uma visão panorâmica da evolução do conceito teórico- clínico da contratransferência, desde Freud até a atualidade, dando a ver a transformação de uma abordagem unipessoal para a intersubjetiva.
-
Apresentar a articulação entre o fenômeno contratransferencial e a implicação do analista.
-
Trabalhar com os referenciais teóricos e as contribuições para a técnica psicanalítica de Antonino Ferro e Thomas Ogden, baseados na trajetória conceitual de Freud, Klein e Bion.
-
Apresentar e fazer trabalhar os conceitos que se relacionam com:
a) a teoria do pensar (Bion): rêverie, identificação projetiva, fato selecionado, capacidade negativa, função alfa, entre outros;
b) a teoria do campo analítico (Willy e Madelenine Baranger): campo analítico, fantasia inconsciente compartilhada, baluarte, segundo olhar.
c) o conceito de terceiro analítico e rêverie (Thomas Ogden);
d) gradiente de funcionamento mental (do sonho às alucinações: sonho, fotograma onírico da vigília (flashes visuais), transformações em alucinose, alucinações) (Antonino Ferro). -
Abordar a questão dos limites do analista, e os impasses que surgem na sala de análise: enactment crônico e agudo (Roosevelt Cassorla).

Psicanalistas, psicólogos e demais profissionais que exerçam atendimento clínico, com escuta psicanalítica.

Duração:
um ano. Carga horária do curso: 80 horas.
Horário
Sextas-feiras, das 10h00 às 12h30.
Informações para inscrições
Nº vagas: 15 (quinze).
Inscrição prorrogada até: 23 de fevereiro de 2021.
Processo seletivo para inscritos até o dia 05/02/2021: Análise de curriculum vitae (com foto) e entrevista individual.
- Publicação dos resultados: 12 de fevereiro de 2021, às 14h00.(clique aqui para visualizar o resultado...)
Processo seletivo para inscritos a partir do dia 06/02/2021: Análise de curriculum vitae (com foto) e entrevista individual.
- Publicação dos resultados: 25 de fevereiro de 2021, às 14h00.(clique aqui para visualizar o resultado...)
Início do ano letivo: 12 de março de 2021.
Anuidade de 2021: matrícula - R$ 417,00 mais 10 parcelas de R$ 417,00.
Inscrição: 120,00 (cento e vinte reais)
Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...
Inscrições encerradas.
2.0 - © Instituto Sedes Sapientiae - Todos os direitos reservados.
Rua Ministro Godói, 1484 - Perdizes - SP/SP
(11) 3866-2730 - sedes@sedes.org.br