Objetivo

Aperfeiçoamento


CURSO NO FORMATO PRESENCIAL * ver nota abaixo em: "Informações para Inscrições"

  1. A Psicodinâmica é um modelo conceitual, clínico e terapêutica por nós desenvolvida desde os anos 70 e que sempre considerou a realidade como um dos fatores do adoecimento psíquico. Baseia-se nos conceitos psicanalíticos e na Psiquiatria dinâmica para a compreensão do funcionamento mental e entende o Ser Humano em sua complexidade Bio-Psico-Relacional.
  2. A base psicanalítica consiste nas teorias de Freud, Klein, Winnicott e Piera Aulagnier,compreendidos pelo modelo de Benyakar ,para o evento disruptivo, que poderá provocar stress e/ou trauma .Defini-se como o disruptivo eventos da realidade ou,mesmo mentais, que de forma Violenta, poderão atingir a mente humana provocando desestabilização ou desorganização na articulação do afeto com a sua representação psíquica (Benyakar).
  3. Numa leitura psicodinâmica, o curso parte de uma visão integradora, multi-inter e transdisciplinar, apoiada nos princípios da Teoria da Complexidade (Morin).
  4. Fundamenta-se na constatação, de que cada vez mais recebemos em nosso trabalho, pessoas cujos processos mentais correm o risco de entrar em desestabilização e/ou desorganização demandando intervenções diferenciadas e urgentes . São pessoas saudáveis que passam a vivenciar situações onde a violência passa a fazer parte do presente.
  5. Neste novo campo, "o disruptivo", temos que considerar que na maioria das vezes, tanto o profissional de saúde mental quanto a pessoa ou grupo social afetado, encontram-se nas mesmas vivencias emocionais traumatogênicas e/ou traumáticas.
  6. Desenvolve metodologia técnica específica - Experiência Relacional Reconstrutiva (ERR)- que se aplica a esta especificidade de atendimento individual e grupal (Thomé).
  7. Questiona e busca esclarecer as diferentes situações atuais que têm levado as pessoas ao limite da desorganização psíquica.
  8. Introduz as diferenças no conceito do Trauma Psíquico (conceito clássico) , do Traumático, Stress Pós-traumático, Patologias por Disrupção e da Resiliência.
  9. Diagnóstico Psicodinâmico nas crises.
  10. Metodologia para Intervenção assistencial multi, inter e transdisciplinares, Psicoterapia em situações de Crises, Intervenções Sociais e em Psico-Educação.
Corpo Docente

José T. Thomé - coordenador, Ively Taralli, Regina Gribel e Professores Convidados: Brasil - Ana Zampieri, Erane Paladino, , Regina de Mathis , Roberto Kehdy e Ruy de Mathys. Argentina: Andrea Altman, Irene Onik, Suzana Gonçalves.

Conteúdo Programático
  • Fundamentos Psicanalíticos da Psicodinâmica – Freud, Klein, Winnicot , P. Aulagnier, M. Benyakar.
  • Introdução ao Pensamento Sistêmico , Teoria da Comunicação e Teoria da Complexidade.
  • Psicopatologia Psicodinâmica: esclarecer as diferenças nos conceitos de: Trauma Psíquico, Traumático, Estresse Pós-Traumático e de Patologias por Disrupção.
  • Metodologia da Técnica Psicanalítica.
  • Metodologia da Técnica Psicodinâmica – Thomé.
  • Diagnóstico Psicodinâmico – tratamento.
  • Diagnóstico Psicodinâmico institucional.
  • Sistemas humanos em interação: grupos e sociedade.
  • Subjetividade e modalidades de intervenções institucionais.
  • Modelo Psicodinâmico para o tratamento do traumático e os possíveis recursos terapêuticos multi / inter e transdisciplinares para as Psicoterapias, Intervenções Sociais e em Psico-Educação.
ESTRATÉGIAS: Aulas teóricas. Seminários. Estudo de caso e Supervisão de atendimento através de casos clínicos apresentados pelos professores e filmes. Grupo operativo para as vivências e assimilação de conceitos teóricos. Aulas expositivas e dinâmicas grupais refletindo sobre temas teóricos e técnicos de forma vivencial. Este diferencial pedagógico é o que permitirá a compreensão conceitual e as possibilidades das práticas terapêuticas deste novo campo de conhecimento e aperfeiçoamento.
Destinado a

Profissionais da área da Saúde e Saúde Mental: psicoterapeutas, psicólogos, médicos, psiquiatras, assistentes sociais, arteterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros.

Duração/Horário

Duração:

Um ano. Carga horária do curso: 68 horas.

Horário

Sexta-feira das 09h00 às 13h00 nos dias: 11/03, 25/03; 8/04; 29/04; 06/05, 20/05; 3/06, 24/06; 05/08, 19/08; 2/09,16/09,30/09; 14/10, ,28/10; 11/11; 25/11/2022.

Informações para inscrições

 Nº vagas: 18 (dezoito).

Inscrição até: 10 de fevereiro de 2022.

Processo seletivo: Através de entrevistas individuais on-line com avaliação curricular agendadas com os professores. O inscrito deverá deixar número de celular e e-mail para que seja agendada a entrevista pelos professores.
CV enviado na inscrição simultaneamente: jtthomé@uol.com.br , ively@saetta.com.br.

- Publicação dos resultados: 16 de fevereiro de 2022, às 14h00.

Início do ano letivo: 11 de março de 2022.

Anuidade de 2022: matrícula - R$ 427,00 mais 10 parcelas de R$ 427,00.

Inscrição: 150,00 (cento e cinquenta reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...

Para informações sobre cotas, clique aqui...

O CURSO É PRESENCIAL - Em caso de agravamento da crise sanitária devido à pandemia, as aulas deste curso serão on-line no modo presencial remoto. Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos. Seguiremos protocolos de acordo com as orientações e restrições das autoridades sanitárias, da OMS - Organização Mundial de Saúde e o protocolo de segurança sanitária do Instituto Sedes Sapientiae.



Share on FacebookTweet about this on Twitter