Objetivo

Aperfeiçoamento


O CURSO É PRESENCIAL, entretanto, face às restrições impostas pela pandemia, as aulas deste curso, durante o ano de 2021, poderão ser iniciadas on-line e assim permanecer até que a crise sanitária esteja devidamente controlada.
As aulas presenciais serão retomadas quando não houver riscos para alunos, professores e funcionários e após avaliação rigorosa da Instituição que comunicará, amplamente, a decisão a ser praticada.
Caso haja restrição quanto ao espaçamento entre alunos, algumas aulas poderão ser realizadas presencialmente em sistema de rodízio, a critério do curso e de acordo com as condições de espaço da instituição. As demais aulas continuarão a ser on-line.
Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de persistência ou agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos.

  1. Baseia-se conceitualmente nos estudos psicanalíticos para a compreensão do funcionamento mental em Freud, Klein, Winnicott e Piera Aulagnier, compreendidos pelo modelo de Benyakar ,para o evento disruptivo que poderá provocar stress e/ou trauma . Numa leitura psicodinâmica, o curso parte de uma visão integradora, multi-inter e transdisciplinar, apoiada nos princípios da Teoria da Complexidade (Morin).
  2. Fundamenta-se na constatação, de que cada vez mais recebemos em nosso trabalho, pessoas cujos processos mentais correm o risco de entrar em desestabilização e/ou desorganização demandando intervenções diferenciadas e urgentes . São pessoas saudáveis que passam a vivenciar situações onde a violência passa a fazer parte do presente.
  3. Neste novo campo, "o disruptivo", temos que considerar que na maioria das vezes, tanto o profissional de saúde mental quanto a pessoa ou grupo social afetado, encontram-se nas mesmas vivencias emocionais traumatogênicas.
  4. Desenvolve metodologia técnica específica - Experiência Relacional Reconstrutiva (ERR)- que se aplica a esta especificidade de atendimento individual e grupal (Thomé).
  5. Discutir e esclarecer as diferentes situações atuais que têm levado as pessoas ao limite da desorganização psíquica.
  6. Introduzir as diferenças no conceito do Trauma Psíquico, do Traumático, Stress Pós-traumático, Patologias por Disrupção e da Resiliência.
  7. Diagnóstico Psicodinâmico nas crises.
  8. Metodologia para Intervenção assistencial multi, inter e transdisciplinares, Psicoterapia em situações de Crises, Intervenções Sociais e em Psico-Educação.
Corpo Docente

José T. Thomé - coordenador, Ively Taralli e Professores Convidados: Brasil - Ana Zampieri, Erane Paladino, Regina Gribel, Regina de Mathis , Roberto Kehdy e Ruy de Mathys. Argentina: Andrea Altman, Irene Onik, Suzana Gonçalves.

Conteúdo Programático
  • Fundamentos Psicanalíticos da Psicodinâmica – Freud, Klein, Winnicot , P. Aulagnier, M. Benyakar.
  • Introdução ao Pensamento Sistêmico , Teoria da Comunicação e Teoria da Complexidade.
  • Psicopatologia Psicodinâmica: esclarecer as diferenças nos conceitos de: Trauma Psíquico, Traumático, Estresse Pós-Traumático e de Patologias por Disrupção.
  • Metodologia da Técnica Psicanalítica.
  • Metodologia da Técnica Psicodinâmica – Thomé.
  • Diagnóstico Psicodinâmico – tratamento.
  • Diagnóstico Psicodinâmico institucional.
  • Sistemas humanos em interação: grupos e sociedade.
  • Subjetividade e modalidades de intervenções institucionais.
  • Modelo Psicodinâmico para o tratamento do traumático e os possíveis recursos terapêuticos multi / inter e transdisciplinares para as Psicoterapias, Intervenções Sociais e em Psico-Educação.
ESTRATÉGIAS: Aulas teóricas. Seminários. Estudo de caso e Supervisão de atendimento através de casos clínicos apresentados pelos professores e filmes. Grupo operativo para as vivências e assimilação de conceitos teóricos. Aulas expositivas e dinâmicas grupais refletindo sobre temas teóricos e técnicos de forma vivencial. Este diferencial pedagógico é o que permitirá a compreensão conceitual e as possibilidades das práticas terapêuticas deste novo campo de conhecimento e aperfeiçoamento.
Destinado a

Profissionais da área da Saúde e Saúde Mental: psicoterapeutas, psicólogos, médicos, psiquiatras, assistentes sociais, arteterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros.

Duração/Horário

Duração:

Um ano. Carga horária do curso: 68 horas.

Horário

Sexta feira das 9 às 13 hs nos dias: 12/03, 26/03; 9/04; 23/04/; 07/05, 21/05; 11/06, 25/06; 06/08, 20/08; 3/09,17/09; 1/10, 15/10,29/10; 12/11; 26/11/2021.

Informações para inscrições

 Nº vagas: 18 (dezoito).

Inscrição prorrogada até: 08 de março de 2021.

Processo seletivo para inscritos até o dia 08/02/2021: Através de entrevistas individuais on-line com avaliação curricular agendadas com os professores. O inscrito deverá deixar número de celular e e-mail para que seja agendada a entrevista pelos professores.
CV enviado na inscrição simultaneamente: jtthomé@uol.com.br , ively@saetta.com.br.

- Publicação dos resultados: 12 de fevereiro de 2021, às 14h00.(clique aqui para visualizar o resultado...)

Processo seletivo para inscritos a partir do dia 09/02/2021: Através de entrevistas individuais on-line com avaliação curricular agendadas com os professores. O inscrito deverá deixar número de celular e e-mail para que seja agendada a entrevista pelos professores.
CV enviado na inscrição simultaneamente: jtthomé@uol.com.br , ively@saetta.com.br.

- Publicação dos resultados: 25 de fevereiro de 2021, às 14h00.(clique aqui para visualizar o resultado...)

Processo seletivo para inscritos a partir do dia 24/02/2021: Através de entrevistas individuais on-line com avaliação curricular agendadas com os professores. O inscrito deverá deixar número de celular e e-mail para que seja agendada a entrevista pelos professores.
CV enviado na inscrição simultaneamente: jtthomé@uol.com.br , ively@saetta.com.br.

- Publicação dos resultados: 09 de março de 2021, às 16h00.

Início do ano letivo: 12 de março de 2021.

Anuidade de 2021: matrícula - R$ 392,00 mais 10 parcelas de R$ 392,00.

Inscrição: 120,00 (cento e vinte reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Share on FacebookTweet about this on Twitter