Código: 7905
Objetivo

Aperfeiçoamento


CURSO NO FORMATO ONLINE - * ver nota abaixo em: "Informações para Inscrições"


O curso foi criado pela Dra Edith Seligmann-Silva, psiquiatra pioneira nas pesquisas sobre saúde mental relacionada ao trabalho no Brasil e desenvolvido pelo grupo de docentes atuais. Objetiva fornecer fundamentos que proporcionem a compreensão dos aspectos psicossociais presentes nos contextos de trabalho. Pretende desse modo, potencializar a capacidade dos alunos para planejamentos e ações que - no âmbito institucional, assim como na abordagem clínica individual e grupal - atuem na prevenção e sejam indutores da saúde integral e do bem comum.

Corpo Docente

Daniela Sanches Tavares - coordenadora. Professoras (es) convidadas (os): Andréia D.C. Garbin, Carlos Eduardo Carrusca Vieira, Dimitri Moita, Eliana A. S. Pintor, Leny Sato, Luci D. Praun, Mara Alice B. Conti Takahashi, Marcelo G. Ferretti, Márcia Hespanhol Bernardo, Maria Laurinda Ribeiro de Souza, Maria Maeno, Renata Paparelli, Ronaldo Lima dos Santos e Vera Lúcia Salerno. 

Conteúdo Programático
  • O campo da Saúde Mental relacionada ao trabalho (SMRT): histórico; disciplinas e visões teóricas.
  • Fontes do desgaste mental.
  • Aspectos psicossociais do trabalho no neoliberalismo.
  • Transformação do trabalho e de seus sentidos.
  • Reestruturação produtiva, precarização e reformulação de políticas econômicas e sociais. Trabalho por plataformas digitais, empreendedorismo e teletrabalho.
  • Desafios à saúde mental relacionada ao trabalho: mudanças climáticas e desastres naturais, emergências em saúde, entre outros.
  • Violência relacionada ao trabalho (Assédio Moral/Sexual/Organizacional e outras formas de violência). A violência da discriminação e da exclusão/interseccionalidade.
  • Diagnóstico em SMRT (Saúde Mental relacionada ao Trabalho): Diagnóstico situacional e Diagnóstico Clínico (Esgotamento profissional/burnout; Quadros depressivos; Alcoolismo crônico e adições; Quadros clínicos pós-traumáticos. Trauma secundário; Paranoia situacional; transtorno do ciclo vigília-sono; Quadros psicossomáticos e transtornos mentais orgânicos; suicídio e trabalho.
  • Interfaces do Desgaste: Acidentes de trabalho típicos; trabalho/família.
  • Psicopatologia do desemprego e dos vínculos precários.
  • Políticas públicas, políticas de gestão e recursos humanos e seus impactos à saúde.
  • Custos do desgaste mental e da expansão do presenteísmo.
  • Clínica do Trabalho como clínica contextualizada: diretrizes e práticas. Estudos de casos.
  • Contribuições da pesquisa etnográfica no campo da psicologia social do trabalho.
  • SMRT nas políticas públicas. Sistema Único de Saúde (SUS); Previdência e Assistência Social. A questão do nexo causal e o Nexo Técnico Epidemiológico (NTEP); Reabilitação.
  • Rompendo a invisibilidade da SMRT. Resistências coletivas. Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho. Aspectos jurídicos em Saúde do Trabalhador/a e SMRT.
ESTRATÉGIAS: Aulas expositivas e Seminários; leitura e discussão de textos; estudos de situações organizacionais/laborais concretas e casos clínicos , incluído os apresentados pelos alunos a partir de sua prática em diferentes contextos de trabalho institucional e exercício da clinica.
Destinado a

Profissionais de Saúde, Educação e Serviços Sociais dos setores público e privado. Administradores, assistentes sociais e psicólogas/os envolvidos na gestão de pessoas. Magistrados, procuradores e outros membros da Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho. Peritos com atuação na Justiça do Trabalho e Previdência Social (INSS). Cientistas Sociais voltados às questões do trabalho e da saúde. Advogados da área trabalhista e previdenciária; Sindicalistas atuantes nas questões de saúde relacionadas ao trabalho. Jornalistas. Alunos dos últimos anos de Psicologia, Educação, Medicina, Direito e Serviço Social.

Duração/Horário

Duração:

Um ano, carga horária do curso: 85 horas.

Horário

Quartas-feiras das 18h30 às 21h00.