Objetivo

Aperfeiçoamento


CURSO NO FORMATO ONLINE * ver nota abaixo em: "Informações para Inscrições"

O curso Fundamentos da Psicanálise e sua Prática Clínica existe desde 1999. Destina-se a profissionais de diversas áreas que pretendem iniciar um estudo consistente da Psicanálise. O curso apresenta a construção e desenvolvimento dos fundamentos da teoria psicanalítica tendo como roteiro os principais conceitos da obra de Sigmund Freud e de autores contemporâneos da escola freudiana, estabelecendo um diálogo entre as concepções teóricas, a prática clínica e suas relações com a cultura. A transmissão proposta pelo curso traz as marcas do reconhecimento da atualidade e relevância da Psicanálise na abordagem dos fenômenos psíquicos implicados nas questões da contemporaneidade.
No primeiro ano do curso partimos das hipóteses iniciais estabelecidas por Freud em sua investigação sobre a histeria. Em seguida percorremos o caminho de pesquisa que o autor faz sobre os sonhos e a sexualidade. A proposta é realizar um estudo longitudinal da obra freudiana, abordando conceitos fundamentais como inconsciente, conflito, recalque, pulsão, narcisismo e complexo de Édipo. Com base nesses conceitos, são apresentados a psicopatologia freudiana e os pressupostos que embasam a técnica psicanalítica.
O segundo ano do curso oferece a possibilidade de aprofundar os conceitos trabalhados no primeiro ano, estabelecendo uma articulação com a prática clínica. Tem como eixo de trabalho a reflexão sobre a especificidade da escuta psicanalítica nos textos freudianos e pós-freudianos e sobre seu impacto na abordagem clínica na atualidade. Acompanhamos, na diversidade das formações do inconsciente, os caminhos traçados pelo pensamento freudiano que resultaram na concepção desta escuta.
Alunos com formação em Medicina e Psicologia poderão participar do processo seletivo para o aprimoramento na Clínica do Instituto Sedes Sapientiae. Essa atividade prática será supervisionada.

Corpo Docente

Ana Lúcia Gondim Bastos, Antonio Geraldo de Abreu Filho, Berenice Neri Blanes, Celina Giacomelli, Luana Viscardi Nunes, Maria Salete Abrão Nunes da Silva, Maria Tereza Viscarri Montserrat e Patrícia Leirner Argelazi.

Conteúdo Programático

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º ANO

Especificidade da Psicanálise: – Psiquismo e corpo. – Terapias medicamentosas, psicoterapias e Psicanálise.
A Divisão do Sujeito: – Dois conceitos fundamentais: Inconsciente e Pulsão. – Aparelho psíquico: consciente, pré-consciente e inconsciente, o ponto de vista tópico. – O Recalque: desejo, conflito e defesa. Pontos de vista dinâmico e econômico. – Discussão clínica.
Formações do Inconsciente: – Atos falhos, sonhos e sintomas. – Discussão clínica.
Ponto de vista estrutural: – Complexo de Édipo / Identificações. – Segunda Teoria Tópica.
Neurose, Psicose e Perversão: – Neurose. – Psicose. – Perversão. – Uma introdução à psicopatologia psicanalítica. – Discussão de casos: um estudo comparativo.
Questões da Clínica: – A situação analítica. – Transferência e contratransferência. – Resistência. – A interpretação.
O Analista: – Diferenças entre formação e informação. – O tripé da formação analítica: análise do analista, supervisão e estudo da teoria.
Nota: As discussões de casos clínicos, pontuando os conceitos teóricos desenvolvidos no programa, serão apresentadas pelos professore(a)s com o intuito de estabelecer pontes com a teoria.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2º ANO

Eixo Central: A Especificidade da Escuta Psicanalítica.
Primórdios da Psicanálise: A escuta psicanalítica até 1900 – A Teoria Transformada: Verdade ou Ficção.
Eixos Fundamentais do Pensamento Freudiano: A escuta psicanalítica de 1900 a 1905 – A Natureza do Psíquico: A origem do aparelho psíquico – Inconsciente / Pulsão / Sexualidade.
O Infantil no “Atual”: A escuta psicanalítica de 1905 a 1920 – A Importância da Noção de Transferência na Clínica Psicanalítica.
O Campo Psicanalítico na Contemporaneidade: A escuta Psicanalítica a partir de 1920 – O Humor em Tempos Sombrios.
O Manejo da Clínica: O Sintoma e o Pensamento Clínico – O emergir do Inconsciente: Uma Elaboração / Uma Construção.
Nota: A especificidade da escuta clínica será veiculada através da leitura de textos clínicos de Freud e outros autores da atualidade.

ESTRATÉGIAS: – aulas teóricas; – discussão de textos; – apresentação e discussão de casos clínicos. O trabalho é realizado com 20 alunos por grupo, aproximadamente.

Destinado a

Profissionais com formação universitária que se interessam pelo estudo da Psicanálise.

Duração/Horário

Duração:

Um ano. Carga horária do curso: 64 horas. O segundo ano é opcional e será oferecido para aqueles que tenham interesse na continuidade de seus estudos. (o 2º ano opcional estará sujeito a um número mínimo de inscritos para poder ocorrer).
Observação: O curso será ONLINE, os alunos matriculados nesta modalidade deverão iniciar e concluir o curso nesta modalidade.

Horário

Terças-feiras, das 19h30 às 21h30.

Informações para inscrições

 Nº vagas: 20 (vinte) alunos por grupo de trabalho.

Inscrição até: 15 de março de 2022.

Processo seletivo: Após inscrição, o candidato receberá o contato de um professor do curso que agendará uma entrevista. O candidato deverá enviar curriculum vitae para entrevista.

- Publicação dos resultados: 18 de março de 2022, às 14h00.

Início do ano letivo: 22 de março de 2022.

Anuidade de 2022: matrícula - R$ 591,00 mais 09 parcelas de R$ 591,00.

Inscrição: 150,00 (cento e cinquenta reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...


ATÉ A SUA CONCLUSÃO ESTE CURSO É EXCLUSIVAMENTE ONLINEOs cursos no formato online do Instituto Sedes serão ministrados ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet (Google Meet preferencialmente e outras plataformas). Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso.
Para participar o aluno deverá ter obrigatoriamente conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.



Share on FacebookTweet about this on Twitter