
Clínica Psicanalítica: Conflito e Sintoma

Aperfeiçoamento
CURSO NO FORMATO ONLINE * ver nota abaixo em: "Informações para Inscrições"
Desde 1997, nosso curso tem uma tradição junto a psicólogos, médicos, educadores, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, jornalistas e outros profissionais que entendem que a psicanálise pode ser de grande ajuda para uma melhor compreensão dos fenômenos psíquicos. Este curso veio também preencher uma lacuna existente no campo da transmissão da psicanálise, um longo e continuado caminho, já que oferece uma opção a quem se inicia na formação, e deseja abordar seriamente o estudo dos fundamentos da teoria freudiana. Nossa proposta de ensino toma dois eixos fundamentais como vias privilegiadas de entrada aos conceitos da psicanálise: o conflito, resultante das diferentes forças intrapsíquicas, e o sintoma, destacado como formação do inconsciente. No primeiro ano, abordamos as ferramentas necessárias para criar o alicerce da teoria: inconsciente, pulsão, sexualidade e recalcamento. No segundo ano - optativo -, oferecemos uma ampliação e um aprofundamento do estudo da sexualidade infantil, do Complexo de Édipo e das diversidades sexuais. Trabalhamos em pequenos grupos, o que nos permite um estudo mais apurado dos textos de Freud, que são o eixo de nosso percurso teórico. Por entendermos a psicanálise como uma obra viva, consideramos importante abrir a interlocução sobre os conceitos em função do momento histórico que os atravessa. Nesse sentido, o curso se propõe à transmissão dos pilares conceituais do pensamento freudiano sempre em diálogo com as questões candentes que atravessam nosso tempo histórico. Uma dessas questões é a reflexão sobre uma psicanálise antirracista, que ocorre por meio de discussões e textos sobre o tema. Médicos, psicólogos e trabalhadores da Saúde Pública com experiência de atendimento clínico terão oportunidade de fazer atividade prática presencial na Clínica do Instituto Sedes Sapientiae, a partir de uma seleção prévia, entrando assim no corpo a corpo com a prática. Para a atividade prática na Clínica haverá uma supervisão cujo pagamento será adicional.

CORPO DOCENTE: Christiana Cunha Freire e Iso Ghertman
PROFESSORA CONVIDADA: Ana Maria Sigal

Conteúdo programático 1° ano
Psicanálise: o surgimento de um pensamento. Freud e sua época: um estudo autobiográfico. Psicanálise, um saber engajado: Freud e nossa época. Uma teoria, um método, uma prática: Conflito psíquico: O sintoma no modelo médico e na psicanálise. Uma aproximação metapsicológica: Sintoma como formação do inconsciente: Condensação, deslocamento, simbolização; Temporalidade e posterioridade; Sentido dos sintomas. Sintoma e sexualidade infantil: Desenvolvimento libidinal e organizações sexuais; Complexo de Édipo; Recalque, regressão e fixação. Noção de Trauma, Sedução, Fantasia ou Realidade?: História e singularidade; História do paciente e sua doença; Séries complementares. A prática clínica: O que se pode escutar na teoria e na clínica; Transferência; A escuta e a análise pessoal.
Conteúdo programático 2° ano
O infantil em psicanálise: A pulsão; Fantasia; Narcisismo; Primórdios da formação do Eu. Complexo de Édipo: Os investimentos libidinais; As equações simbólicas; A organização genital infantil; Totem e Tabu. Gênero, sexo, sexualidade e sexuação: Da teoria da diferença ao pensamento da diversidade. Segunda tópica: Eu, Supereu e Isso. As identificações: Declínio do complexo de Édipo.

Profissionais com formação universitária, que se interessem pela teoria psicanalítica como instrumento para abordar a subjetividade. Não é necessária experiência clínica prévia.

Duração:
Um ano, tendo um segundo ano opcional para os alunos que tenham cursado o primeiro ano e desejem dar continuidade ao estudo. Carga horária do curso: 68 horas. O segundo ano opcional estará sujeito a um número mínimo de inscritos para poder ocorrer.
Horário
Quintas-feiras, das 18h30 às 20h30.
Informações para inscrições
Nº vagas: 16 (dezesseis).
Inscrição até: 21 de fevereiro de 2025.
Processo seletivo: O candidato se submeterá a uma entrevista individual, devendo levar uma cópia do curriculum vitae com foto, assim como uma carta de intenção que explicite porque quer fazer o curso. No ato da inscrição a Secretaria fornecerá o telefone de um docente para o candidato agendar a entrevista de imediato.
- Publicação dos resultados: 14 de março de 2025, às 14h00.
Início do ano letivo: 21 de março de 2025.
Anuidade de 2025: matrícula - R$ 683,00 mais 09 parcelas de R$ 683,00.
Inscrição: 150,00 (cento e cinquenta reais)
Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...
Para informações sobre cotas raciais, clique aqui...
Inscrições encerradas.
ATÉ A SUA CONCLUSÃO ESTE CURSO É EXCLUSIVAMENTE ONLINE - Os cursos no formato online do Instituto Sedes serão ministrados ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet (Google Meet preferencialmente e outras plataformas). Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso.
Para participar o aluno deverá ter obrigatoriamente conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.
2.0 - © Instituto Sedes Sapientiae - Todos os direitos reservados.
Rua Ministro Godói, 1484 - Perdizes - SP/SP
(11) 3866-2730 - sedes@sedes.org.br