Objetivo

Aperfeiçoamento


CURSO NO FORMATO PRESENCIAL * ver nota abaixo em: "Informações para Inscrições"

Este curso aborda formas variadas e atuais de sofrimento psíquico. Como representantes do mal-estar numa época de rápidas e profundas transformações, estas implicam desafios quanto a seu manejo clínico e seu fundamento psicopatológico. Interrogamos em que medida tais formas de sofrimento podem ser lidas como variantes das modalidades clássicas da psicopatologia psicanalítica ou expressam modos inéditos de produção de subjetividades em sua relação intrínseca com o campo social. Ao evitar reduzir figuras clínicas a estruturas invariáveis e estanques, pretendemos problematizá-las em sua complexidade, através de diferentes eixos conceituais da psicopatologia psicanalítica dada sua dimensão de “psicopatologia da vida cotidiana” contemporânea.

Corpo Docente

Ana Lúcia Panachão, Ana Maria Siqueira Leal, Mara Selaibe, Márcia de Mello Franco - coordenadora, Mario Pablo Fuks, Mania Deweik, Marcelo Soares da Cruz, Roberta Kehdy, Tatiana Inglez-Mazzarella e professores convidados.

Conteúdo Programático
Primeiro ano:
Psicopatologia psicanalítica: narcisismo, destinos da perda do objeto, o campo do angustiante.

a) Construção de uma primeira Psicopatologia Psicanalítica: neurose, psicose, neuroses atuais e perversão. Constituição do Aparelho Psíquico: marcas mnêmicas e experiência de satisfação. Dualidade pulsional. Narcisismo: constituição do Eu e formação dos Ideais. Édipo: a Lei e as possibilidades identitárias.
b) Função materna e depressividade. Luto, melancolia e depressão, três maneiras distintas de lidar com a perda do objeto. Depressão hoje: neoliberalismo, desempenho e medicalização.
c) O modelo das neuroses atuais: neurose de angústia e neurastenia; a angústia (Angst) na obra freudiana: primeira e segunda teorias; angústia na clínica contemporânea: da excitação (o somático) à pulsão (o psíquico); o traumático; modalidades da angústia; elaborando angústias: a força e o sentido.

Segundo ano:

Do irrepresentável à simbolização: Problemáticas contemporâneas

a) Marcas mnêmicas: o inconsciente e o processo de sonhar. Função materna na constituição do psiquismo – presença e ausência – da experiência de satisfação ao jogo do Fort-Da. Memória e temporalidade. Regressão no sono e no sonho. O sono, o sonhar e seus fracassos: insônias, pesadelos e sonhos traumáticos.
b) O irrepresentável, os excessos traumáticos e os mecanismos de recusa e recalque. Repetição e compulsão à repetição. Corpo, ato e pensamento. Acting out e passagem ao ato. Somatizações, a clínica do agir, sofrimento e repetição geracional.
c) Pulsão, narcisismo e impasses da interiorização. Dependência e impossibilidade de perda. Colapsos dos processos de simbolização, luto e constituição da alteridade. Patologias das relações de objeto e as toxicomanias e outras adicções como destino. A questão da interioridade/ exterioridade nos estados fronteiriços.
d) A construção do dispositivo clínico pelo psicanalista e a pluralidade dos processos de simbolização. Função do enquadre. O irrepresentável, a clínica do traumático e a criação de novos dispositivos. Clínica on-line e Clínicas Públicas.

Funcionamento: – seminários teóricos semanais (1h30 de duração); – supervisões semanais (1h30 de duração); – aulas teóricas periódicas, com professores do curso e convidados. Aula inaugural: 14/3/2023.

Destinado a

Psicanalistas, psicólogos, médicos e profissionais da área de saúde mental que já possuam prática clínica e fundamentos da teoria psicanalítica, e que estejam interessados na articulação entre subjetividade e contemporaneidade.

Duração/Horário

Duração:

Dois anos. Carga horária do curso: 201 horas.

Horário

Terças-feiras, das 19h00 às 22h15.

Informações para inscrições

 Nº vagas: 24 (vinte e quatro).

Inscrição até: 24 de fevereiro de 2023.

Processo seletivo: O candidato será submetido a entrevista individual, devendo enviar uma cópia do curriculum vitae, uma foto 3X4 e uma carta justificando seu interesse em participar desse curso. No ato da inscrição, a secretaria fornecerá o telefone do docente para o candidato agendar a entrevista.

- Publicação dos resultados: 09 de março de 2023, às 14h00.

Início do ano letivo: 14 de março de 2023.

Anuidade de 2023: matrícula - R$ 900,00 mais 09 parcelas de R$ 900,00.

Inscrição: 150,00 (cento e cinquenta reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...

Para informações sobre cotas raciais, clique aqui...


O CURSO É PRESENCIAL - Em caso de agravamento da crise sanitária devido à pandemia, as aulas deste curso serão on-line no modo presencial remoto. Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos. Seguiremos protocolos de acordo com as orientações e restrições das autoridades sanitárias, da OMS - Organização Mundial de Saúde e o protocolo de segurança sanitária do Instituto Sedes Sapientiae.