Código: 145
Objetivo

Aperfeiçoamento


CURSO NO FORMATO PRESENCIAL * ver nota abaixo em: "Informações para Inscrições"

O curso Psicopatologia Psicanalítica e Clínica Contemporânea existe há 26 anos e se insere no processo formativo do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Este curso aborda formas variadas e atuais de sofrimento psíquico a partir do estudo de figuras clínicas que se destacam na atualidade. Nosso objetivo é construir um campo de entendimento sobre essas formas de sofrimento, quer se manifestem no âmbito do psíquico, do agir ou do corpo. Recorremos, para tal, à metapsicologia psicanalítica e procuramos pensar na constituição do sujeito em sua relação intrínseca com o campo social. Desta maneira, buscamos instrumentos teóricos que nos permitam incluir a dimensão sociopolítica do sofrimento psíquico em nossa reflexão. Como representantes do mal-estar numa época de rápidas e profundas transformações, essas formas de sofrimento implicam desafios quanto a seu manejo clínico e seu fundamento psicopatológico. Pretendemos problematizá-las em sua complexidade, através de diferentes eixos conceituais da psicopatologia psicanalítica dada sua dimensão de "psicopatologia da vida cotidiana" contemporânea.

Corpo Docente

Ana Lúcia Panachão, Ana Maria Siqueira Leal, Mania Deweik, Mara Selaibe, Marcelo Soares da Cruz, Márcia de Mello Franco - coordenadora, Maria Carolina Accioly de Carvalho e Silva, Mira Wajntal, Roberta Kehdy, Tatiana Inglez-Mazzarella e professores convidados.

Conteúdo Programático
Primeiro ano:
Psicopatologia psicanalítica: narcisismo, destinos da perda do objeto, o campo do angustiante.

a) Construção de uma primeira Psicopatologia Psicanalítica: neurose, psicose, neuroses atuais e perversão. Constituição do Aparelho Psíquico: marcas mnêmicas e experiência de satisfação. Dualidade pulsional. Narcisismo: constituição do Eu e formação dos Ideais. Édipo: a Lei e as possibilidades identitárias.
b) Função materna e depressividade. Luto, melancolia e depressão, três maneiras distintas de lidar com a perda do objeto. Depressão hoje: neoliberalismo, desempenho e medicalização.
c) O modelo das neuroses atuais: neurose de angústia e neurastenia; a angústia (Angst) na obra freudiana: primeira e segunda teorias; angústia na clínica contemporânea: da excitação (o somático) à pulsão (o psíquico); o traumático; modalidades da angústia; elaborando angústias: a força e o sentido.

Segundo ano:

Do irrepresentável à simbolização: Problemáticas contemporâneas

a) Marcas mnêmicas: o inconsciente e o processo de sonhar. Função materna na constituição do psiquismo – presença e ausência – da experiência de satisfação ao jogo do Fort-Da. Memória e temporalidade. Regressão no sono e no sonho. O sono, o sonhar e seus fracassos: insônias, pesadelos e sonhos traumáticos.
b) O irrepresentável, os excessos traumáticos e os mecanismos de recusa e recalque. Repetição e compulsão à repetição. Corpo, ato e pensamento. Acting out e passagem ao ato. Somatizações, a clínica do agir, sofrimento e repetição geracional.
c) Pulsão, narcisismo e impasses da interiorização. Dependência e impossibilidade de perda. Colapsos dos processos de simbolização, luto e constituição da alteridade. Patologias das relações de objeto e as toxicomanias e outras adicções como destino. A questão da interioridade/ exterioridade nos estados fronteiriços.
d) A construção do dispositivo clínico pelo psicanalista e a pluralidade dos processos de simbolização. Função do enquadre. Clínica online. O irrepresentável, a clínica do traumático e a criação de novos dispositivos. Clínicas Públicas como espaço de invenção e como concepção de psicanálise.

Funcionamento: – seminários teóricos semanais (1h30 de duração); – supervisões semanais (1h30 de duração); – aulas teóricas periódicas, com professores do curso e convidados. Aula inaugural: 11/03/2025.

Destinado a

Psicanalistas, psicólogos, médicos e profissionais da área de saúde mental que já possuam prática clínica e fundamentos da teoria psicanalítica, e que estejam interessados na articulação entre subjetividade e contemporaneidade.

Duração/Horário

Duração:

Dois anos. Carga horária do curso: 201 horas.

Horário

Terças-feiras, das 19h00 às 22h15.

Informações para inscrições

 Nº vagas: 24 (vinte e quatro).

Inscrição prorrogada até: 19 de fevereiro de 2025.

Processo seletivo: O candidato será submetido a entrevista individual, devendo enviar uma cópia do curriculum vitae, uma foto 3X4 e uma carta justificando seu interesse em participar desse curso. No ato da inscrição, a secretaria fornecerá o telefone do docente para o candidato agendar a entrevista.

- Publicação dos resultados: 07 de março de 2025, às 14h00.

Início do ano letivo: 11 de março de 2025.

Anuidade de 2025: matrícula - R$ 1.001,00 mais 09 parcelas de R$ 1.001,00.

Inscrição: 150,00 (cento e cinquenta reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...

Para informações sobre cotas raciais, clique aqui...

Inscrições encerradas.


O CURSO É PRESENCIAL - Em caso de agravamento da crise sanitária devido à pandemia, as aulas deste curso serão on-line no modo presencial remoto. Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos. Seguiremos protocolos de acordo com as orientações e restrições das autoridades sanitárias, da OMS - Organização Mundial de Saúde e o protocolo de segurança sanitária do Instituto Sedes Sapientiae.



Compartilhar com: