Objetivo

Especialização


CURSO NO FORMATO PRESENCIAL * ver nota abaixo em: "Informações para Inscrições"

O curso vem há 42 anos formando profissionais, muitos dos quais ocupam hoje cargos de liderança e destaque nas áreas social, clínica e de educação. O curso possibilita vivenciar e refletir sobre o desenvolvimento do papel do psicopedagogo e construir uma abordagem psicopedagógica integrando reflexão e prática. São objetivos do curso: desenvolver uma postura psicopedagógica em profissionais que atuem na área de Educação; aprimorar a percepção de si mesmo e do outro enquanto ser individual, social e cultural; instrumentalizar o psicopedagogo nas diversas áreas de conhecimento, em uma visão interdisciplinar, para uma atuação clínica e/ou institucional; refletir criticamente a sua prática como psicopedagogo, ampliando a sua visão do processo de aprendizagem.

Corpo Docente

Ana Luiza Colagrossi, Maria Bernadette Casali, Maria Christina de Magalhães Silvestre, Eloisa Quadros Fagali, Georgia Vassimon, Izilda Freitas Rolim, Márcia Maria Ferrari Ortiz, Marilda Nogueira Costa de Almeida, Marlene Alexandroff, Vera Márcia Pina, Vera Maria Rossetti Ferretti e professores convidados.

Conteúdo Programático

O curso aborda os seguintes temas:

  • delimitação da área de estudo e campo de atuação da Psicopedagogia;
  • fundamentos filosóficos, epistemológicos e teóricos da Psicopedagogia (principais abordagens: psicanálise, psicologia analítica, epistemologia genética, psicologia sócio histórico, psicodrama);
  • problemas de aprendizagem;
  • diagnóstico psicopedagógico;
  • Psicopedagogia e linguagem;
  • Psicopedagogia e educação matemática;
  • formação do papel do psicopedagogo e ética profissional;
  • intervenção psicopedagógica através de técnicas psicodramáticas, artes, jogos, corpo, literaturas;
  • psicopedagogia institucional;
  • metodologia da pesquisa científica.

Atividades do Curso: O curso estrutura-se a partir de uma concepção de interligação entre teoria, prática e vivência pessoal. Além de aulas teóricas e seminários, são utilizadas nas aulas a metodologia psicodramática, sensibilizações e vivências de grupo. A atividade prática obrigatória consta de atendimento com supervisões: diagnóstico e atendimento psicopedagógico de crianças, adolescentes e adultos realizados na Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae e/ou em instituições de saúde, educação e associações comunitárias, individualmente e/ou em grupo. Observação: Os alunos deverão prever sua disponibilidade para estas atividades: aproximadamente três horas semanais (com flexibilidade na escolha dos horários), a partir do segundo semestre do curso.

Destinado a

Pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e outros profissionais que atuem na área de Educaçao, com formaçao universitária.

Duração/Horário

Duração:

Dois anos*. Carga horária do curso: 528 horas.
Observações: * O curso oferece um quinto semestre optativo, como complementação e aprofundamento. A formatação do curso responde às orientações da Associação Brasileira de Psicopedagogia.

Horário

Segundas e quartas-feiras, das 18h20 às 22h30.

Informações para inscrições

 Nº vagas: 25 (vinte e cinco).

Inscrição até: 01 de fevereiro de 2022.

Processo seletivo: Análise de curriculum vitae, vivência grupal e um questionário informativo, no dia 02 de fevereiro de 2022, às 18h30 (deverão ser entregues 2 fotos 3X4). Caso seja necessário, os candidatos poderão ser convocados para uma entrevista individual. A seleção de candidatos para o ano de 2022 será on-line.

- Publicação dos resultados: 16 de fevereiro de 2022, às 14h00.

Início do ano letivo: 07 de março de 2022.

Anuidade de 2022: matrícula - R$ 1.064,00 mais 10 parcelas de R$ 1.064,00.

Inscrição: 150,00 (cento e cinquenta reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...


O CURSO É PRESENCIAL - Em caso de agravamento da crise sanitária devido à pandemia, as aulas deste curso serão on-line no modo presencial remoto. Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos. Seguiremos protocolos de acordo com as orientações e restrições das autoridades sanitárias, da OMS - Organização Mundial de Saúde e o protocolo de segurança sanitária do Instituto Sedes Sapientiae.



Share on FacebookTweet about this on Twitter