
Clique no número da mesa para ler os resumos dos trabalhos
Sala 106 | Coordenação: Alessandra Barbieri (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
- A adaptação da família e do psicanalista à chegada de gêmeos
Juliana Pires de Campos Pedroso, Adela Judith Stoppel de Gueller
- Gestações gemelares: quando vida e morte se entrecruzam na construção do lugar materno
Maycon Andrade Fraga e Vanessa Freitas
- O Complexo Fraterno na Gemelaridade e o Brincar Subversivo
Taisa Nerath Martinelli e Ada Morgenstern
Sala 86 | Coordenação: Mariana Beluzzi (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
- Aquisição da linguagem de crianças surdas filhas de pais ouvintes: uma questão complexa
Luciana Branco Carnevale, Maria Francisca Andrade Ferreira Lier-Devitto, Desirée de Vit Begrow e Lucia Arantes
- Clínica de Linguagem e a constituição do sujeito surdo
Desirée de Vit Begrow, Lucia Arantes, Luciana Branco Carnevale e Maria Francisca Andrade Ferreira Lier-Devitto
- Clínica de Linguagem: o brincar como texto
Paola Lurian Silva
Sala 90 | Coordenação: Fernanda Arantes (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
- Medicalização da Infância
Arianne Monteiro Melo Angelelli e Fernanda Pilate Kardosh
- Patologização da infância: (im)possibilidades de expressões do sofrimento frente ao diagnóstico
Bruna de Souza Vasconcelos Brandão Lima
Sala 101 | Coordenação: Denise de Sousa Feliciano (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
- Transformações subjetivas e revolução tecnológica: uma compreensão a partir do conceito de contratransferência
Nathalia Teixeira Caldas Campana
- Criança sem ânsia
Sophia Vettorazzo
Sala 103 | Coordenação: Mariangela Mendes de Almeida (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
- Tempos, temporalidades, temporais: a importância do acompanhamento e oferta de recursos terapêuticos para as famílias adotivas
Carla Alessandra Barbosa Gonçalves Kozesinski
- A ficcionalidade das narrativas parentais e a ética do cuidar hospitalar em pediatria
Glaucia Faria da Silva
- A invisibilização das babás nas infâncias brasileiras
Renata Zarenczansky
Sala 86 | Coordenação: Patricia Delfini (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
- O brincar subversivo em crianças acolhidas institucionalmente
Camila de Carvalho Cordeiro Portella e Osmar Moreira de Souza Júnior
- Origem e pertencimento: a experiência de self em uma criança adotiva
Shaienie Monise Lima Longano e Leila Salomão De La Plata Cury Tardivo
Sala 101 | Coordenação: Juliana Devitto (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
- O desmentido no percurso das crianças em processo de adoção
Cristina Maria Banduk Seguim e Marcia Machado Gimenes
- Quando uma criança não é vista como tal e a noção de descriançável
Mariana Belluzzi Ferreira e Marcia Machado Gimenes
Sala 103 | Coordenação: Adela Stoppel de Gueller (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
- As crianças e o território: uma experiência de grupo infantil
Marina Barreto Rogano e Patricia Brandão de Lima
- Entrelaços entre artes: a dança no acolhimento de crianças autistas
Melina Fernandes Sanchez, Maria Francisca Andrade Ferreira Lier-Devitto, Brenda Sousa e Lourdes Andrade
- O boi menino, um brinquedo da cultura popular
Walderez Aparecida Sabino de Souza e Armando Pereira Ribeiro
Sala 104 | Coordenação: Maria Engracia Perez (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
- Práticas antirracistas e políticas públicas
Cibely Zenari, Alessandra Rodrigues de Souza, Fernanda Nagamatsu Arakaki, Estefânia Ventura, Luciana Mauricio, Mateus Vitor dos Santos, Anderson de Oliveira Silva, Joyce Gonçalves dos Santos e Nathalia Miyuki Yamasaki
- "Não sou eu uma criança?" Narrativas e incidências do racismo na subjetividade infantil
Mayara Pérola Maciel dos Santos
Sala 106 | Coordenação: Taísa Martinelli (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
- Autismo: questões diagnósticas
Lucia Arantes, Ana Carolina Prisco, Maria Francisca Andrade Ferreira Lier-Devitto
- O texto e a fala: um convite à criança autista para a relação com o Outro
Maria Francisca Andrade Ferreira Lier-Devitto, Brenda Sousa e Lourdes Andrade
- O autismo como paradigma de nossa época: consequências clínico-políticas
Paula Fontana Fonseca

SÁBADO | 26 OUTUBRO
Clique no número da mesa para ler os resumos dos trabalhos
Sala 86 | Coordenação: Renata Guarido (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
- Bordando as relações pais-bebês
Cristiane da Silva Geraldo Folino
- Menino com pião: fazer girar o desejo
Cirlana Rodrigues de Souza
- Nos casos de traumatismo sexual, ha alguma diferença se o analista é do sexo masculino ou feminino?
Cynthia da Conceição Tannure e Cassandra Pereira França
Sala 104 | Coordenação: Ada Morgenstern (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
Sala 103 | Coordenação: Márcia Porto Ferreira (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
- Autismo: é ou não é? os diagnósticos de TEA na infância e seus efeitos nas escolas e na clinica psicanalítica
Laura Carrasqueira Bechara e Luiza Vaz
- A criança autista brinca?
Lourdes Andrade, Maria Francisca Andrade Ferreira Lier-Devitto, Ana Carolina Athayde Carrer, Brenda Sousa, Luciana Branco Carnevale e Melina Fernandes Sanchez
- A constituição do psiquismo segundo Silvia Bleichmar e suas contribuições no debate sobre o autismo
Raissa de Matos Ribeiro, Paula Paim de Almeida Lana, Jhonatan Jeison de Miranda e Michelle Aguilar Dias
Sala 90 | Coordenação: Lia Rudge (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
- Peito bom, peito mau, peito perfeito
Arianne Monteiro Melo Angelelli e Dulce Amabis
- O bebê brincante: convocações ao olhar da Observação Psicanalítica método Esther Bick
Mariângela Almeida, Cristiane da Silva Geraldo Folino, Denise de Sousa Feliciano, Maria da Graça Palmigiani e Tereza Marques de Oliveira
- O brincar que se insinua junto aos riscos no desenvolvimento inicial: denunciando saúde
Tereza Marques e Mariângela Almeida
Sala 106 Coordenação: Vanessa Chrein (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
- “Eu quero a minha casa!” A escuta de uma criança vítima de abuso sexual e negligência
Danielle Pereira Matos Rabelo e Cassandra Pereira França
- Cuidando de crianças traumatizadas numa OSC dedicada a vítimas de violência intrafamiliar: reflexões winnicottianas
Miriam Tachibana, Guilherme Antonio Vieira Monteiro, Lara Oliveira Soares, Luiza de Moura Castro e Melissa Teixeira da Cunha
Sala 104 | Coordenação: Taísa Martinelli (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
- Sustentar Infâncias: crises psíquicas e suas dimensões sócio-políticas
Adela Judith Stoppel de Gueller, Luciana Pires, Renata Lauretti Guarido, Barbara Cristina Mello, Diego Fontana Siqueira Cunha, Janaina Lopes Diogo, Julia Hatakeyama Joia, Marina da Silva Rodrigues, Priscyla Mamy Okuyama, Sthefânia K. Restiffe de Carvalho, Maira Terra Cunha Di Sarno
- “Crianças que lutam contra monstros” A experiência do brincar em saraus de um território periférico da cidade de Londrina/PR
Rafaella Massuia Vaz e Julia Carriel de Paula
- Cicatrizes de Maria: uma criança ribeirinha sem rio
Vivian Karina da Silva
Sala 103 | Coordenação: Fernanda Arantes (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
- Pequenos encontros com a clínica do confluir
Mariana R. Marques, Julia Milman e Manuela Leis Balsalobre
- Ver, Olhar, Enxergar
Priscila Ciocler Froiman e Claudia Ciconi Tsutsui
Sala 90 | Coordenação: Maria Engracia Perez (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
Sala 86 | Coordenação: Marília Velano (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
- O YouTube e a realidade: psicanalise com crianças e impasses contemporâneos
Camila Deneno Perez
- Brincar submisso ou subvertido
Claudia Del Corto e Caroline Marques