
SEXTA-FEIRA | 25 OUTUBRO
SÁBADO | 26 OUTUBRO
Clique nas Mesas para ler os trabalhos
- SEXTA, 25 OUT
- SÁB, 26 OUT
11h00 – 12h30
MESA 1 Sala 106
Coordenação: Alessandra Barbieri (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
A adaptação da família e do psicanalista à chegada de gêmeos
Juliana Pires de Campos Pedroso, Adela Judith Stoppel de Gueller
O Complexo Fraterno na Gemelaridade e o Brincar Subversivo
Taisa Nerath Martinelli, Ada Morgenstern
Gestações gemelares: quando vida e morte se entrecruzam na construção do lugar materno
Maycon Andrade Fraga e Vanessa Freitas
MESA 2 Sala 86
Coordenação: Mariana Beluzzi (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
Clínica de Linguagem e a constituição do sujeito surdo
Desirée de Vit Begrow, Lucia Arantes, Luciana Branco Carnevale e Maria Francisca Andrade Ferreira Lier-Devitto
Aquisição da linguagem de crianças surdas filhas de pais ouvintes: uma questão complexa
Luciana Branco Carnevale, Maria Francisca Andrade Ferreira Lier-Devitto, Desirée de Vit Begrow e Lucia Arantes
Clínica de Linguagem: o brincar como texto
Paola Lurian Silva
MESA 3 Sala 90
Coordenação: Fernanda Arantes (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
Medicalização da Infância
Arianne Monteiro Melo Angelelli e Fernanda Pilate Kardosh
Patologização da infância: (im)possibilidades de expressões do sofrimento frente ao diagnóstico
Bruna de Souza Vasconcelos Brandão Lima
Transtorno de aprendizagem ou distorção de análise? Um caminho para a subversão
Claudia Del Corto
MESA 4 Sala 101
Coordenação: Denise de Sousa Feliciano (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
Caixa-de-correio: um objeto intermediário, construindo narrativas singulares e brincadeiras coletivas
Marina da Silva Rodrigues
Transformações subjetivas e revolução tecnológica: uma compreensão a partir do conceito de contratransferência
Nathalia Teixeira Caldas Campana
Criança sem ânsia
Sophia Vettorazzo
MESA 5 Sala 103
Coordenação: Mariangela Mendes de Almeida (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
Tempos, temporalidades, temporais: a importância do acompanhamento e oferta de recursos terapêuticos para as familias adotivas
Carla Alessandra Barbosa Gonçalves Kozesinski
A ficcionalidade das narrativas parentais e a ética do cuidar hospitalar em pediatria
Glaucia Faria da Silva
A invisibilização das babás nas infâncias brasileiras
Renata Zarenczansky
16h00 – 17h30
MESA 6 Sala 86
Coordenação: Patricia Delfini (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
O brincar subversivo em crianças acolhidas Institucionalmente
Camila de Carvalho Cordeiro Portella e Osmar Moreira de Souza Junior
O atendimento psicanalítico de crianças em acolhimento institucional: considerações sobre a transferência erótica no setting analítico e seus afeitos no analista
Luciana de Lima Silva
Origem e pertencimento: a experiência de self em uma criança adotiva
Shaienie Monise Lima Longano e Leila Salomão De La Plata Cury Tardivo
MESA 7 Sala 101
Coordenação: Juliana Devitto (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
O desmentido no percurso das crianças em processo de adoção
Cristina Maria Banduk Seguim e Marcia Machado Gimenes
Quando uma criança não é vista como tal e a noção de descriançável
Mariana Belluzzi Ferreira e Marcia Machado Gimenes
Separação de irmãos em acolhimento institucional: o discurso da proteção e seus efeitos devastadores
Sandra Ungaretti
MESA 8 Sala 103
Coordenação: Adela Stoppel de Gueller (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
As crianças e o território: uma experiência de grupo infantil
Marina Barreto Rogano e Patricia Brandão de Lima
Entrelaços entre artes: a dança no acolhimento de crianças autistas
Melina Fernandes Sanchez, Maria Francisca Andrade Ferreira Lier-Devitto, Brenda Sousa e Lourdes Andrade
O boi menino, um brinquedo da cultura popular
Walderez Aparecida Sabino de Souza e Armando Pereira Ribeiro
MESA 9 Sala 104
Coordenação: Maria Engracia Perez (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
Práticas antirracistas e políticas públicas
Cibely Zenari, Alessandra Rodrigues de Souza, Fernanda Nagamatsu Arakaki, Estefânia Ventura, Luciana Mauricio, Mateus Vitor dos Santos, Anderson de Oliveira Silva, Joyce Gonçalves dos Santos e Nathalia Miyuki Yamasaki
Não sou eu uma criança? Narrativas e incidências do racismo na subjetividade infantil
Mayara Pérola Maciel dos Santos
MESA 10 Sala 106
Coordenação: Taísa Martinelli (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
Autismo: questões diagnósticas
Lucia Arantes, Ana Carolina Prisco, Maria Francisca Andrade Ferreira Lier-Devitto
O texto e a fala: um convite à criança autista para a relação com o Outro
Maria Francisca Andrade Ferreira Lier-Devitto, Brenda Sousa e Lourdes Andrade
O autismo como paradigma de nossa época: consequências clínico-políticas
Paula Fontana Fonseca
11h00 – 12h30
MESA 11 Sala 86
Coordenação:Renata Guarido (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
Bordando as relações pais-bebês
Cristiane da Silva Geraldo Folino
Menino com pião: fazer girar o desejo
Cirlana Rodrigues de Souza
O brincar e o efeito do horror no analista: relato do caso de uma criança com sintomas obsessivos
Claudia Ciconi Tsutsui
MESA 12 Sala 104
Coordenação:Ada Morgenstern (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
“Você não vê que eu estou morrendo?” Considerações sobre o Brincar a partir de um caso clínico
Flavia Ripoli Martins
Transformando os impossíveis em possíveis: brincar e interpretação na clínica com crianças
Julia Eid
Cadê? Achou! O aparecimento de uma criança
Nana Navarro
MESA 13 Sala 103
Coordenação: Márcia Porto Ferreira (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
Autismo: é ou não é? os diagnósticos de TEA na infância e seus efeitos nas escolas e na clinica psicanalítica
Laura Carrasqueira Bechara e Luiza Vaz
A criança autista brinca?
Lourdes Andrade, Maria Francisca Andrade Ferreira Lier-Devitto, Ana Carolina Athayde Carrer, Brenda Sousa, Luciana Branco Carnevale e Melina Fernandes Sanchez
A constituição do psiquismo segundo Silvia Bleichmar e suas contribuições no debate sobre o autismo
Raissa de Matos Ribeiro, Paula Paim de Almeida Lana, Jhonatan Jeison de Miranda e Michelle Aguilar Dias
MESA 14 Sala 90
Coordenação: Lia Rudge (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
Peito bom, peito mau, peito perfeito
Arianne Monteiro Melo Angelelli e Dulce Amabis
O bebê brincante: convocações ao olhar da Observação Psicanalítica método Esther Bick
Mariângela Almeida, Cristiane da Silva Geraldo Folino, Denise de Sousa Feliciano, Maria da Graça Palmigiani e Tereza Marques de Oliveira
O brincar que se insinua junto aos riscos no desenvolvimento inicial: denunciando saúde
Tereza Marques e Mariângela Almeida
MESA 15 Sala 106
Coordenação: Vanessa Chrein (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
“Eu quero a minha casa!” A escuta de uma criança vitima de abuso sexual e negligência
Danielle Pereira Matos Rabelo e Cassandra Pereira França
A violência do Estado e suas implicações nos atendimentos psicanalíticos de crianças separadas de suas famílias: uma análise a partir dos Cadernos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo
Juliana Devito e Marcia Regina Porto Ferreira
Cuidando de crianças traumatizadas numa OSC dedicada a vítimas de violência intrafamiliar: reflexões winnicottianas
Miriam Tachibana, Guilherme Antonio Vieira Monteiro, Lara Oliveira Soares, Luiza de Moura Castro e Melissa Teixeira da Cunha
14h00 – 15h30
MESA 16 Sala 104
Coordenação: Taísa Martinelli (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
Sustentar Infâncias: crises psíquicas e suas dimensões sócio-políticas
Adela Judith Stoppel de Gueller, Luciana Pires, Renata Lauretti Guarido, Barbara Cristina Mello, Diego Fontana Siqueira Cunha, Janaina Lopes Diogo, Julia Hatakeyama Joia, Marina da Silva Rodrigues, Priscyla Mamy Okuyama, Sthefânia K. Restiffe de Carvalho, Maira Terra Cunha Di Sarno
Crianças que lutam contra monstros” A experiência do brincar em saraus de um território periférico da cidade de Londrina/PR
Rafaella Massuia Vaz e Julia Carriel de Paula
Cicatrizes de Maria: uma criança ribeirinha sem rio
Vivian Karina da Silva
MESA 17 Sala 103
Coordenação: Fernanda Arantes (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
O sonho como via de compreensão do conflito psíquico: um atendimento clínico infantil
Marco Aurélio de Lima
Pequenos encontros com a clínica do confluir
Mariana R. Marques, Julia Milman e Manuela Leis Balsalobre
Ver, Olhar, Enxergar
Priscila Ciocler Froiman e Claudia Ciconi Tsutsui
MESA 18 Sala 90
Coordenação: Maria Engracia Perez (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
Nos casos de traumatismo sexual, ha alguma diferença se o analista é do sexo masculino ou feminino?
Cynthia da Conceição Tannure e Cassandra Pereira França
O brincar e a realidade ou a realidade excessiva e o brincar: construindo narrativas para o encontro emocional
Denise Serber
MESA 19 Sala 86
Coordenação: Marília Velano (Departamento de Psicanálise com Crianças /Sedes)
O YouTube e a realidade: psicanálise com crianças e impasses contemporâneos
Camila Deneno Perez
Brincar submisso ou subvertido
Claudia Del Corto e Caroline Marques
Por uma prática psicanalítica contracolonial no campo da parentalidade
Lia Pitliuk
Veja aqui quem fará parte das conferências:
Adela Judith Stoppel de Gueller: é psicanalista, formada em Psicologia na Universidade de Buenos Aires. Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Pós-doutora em Psicanálise pela UERJ. Atualmente co-coordena o Departamento de Psicanálise com Crianças no Instituto Sedes Sapientiae e os Projetos de Pesquisa Gemelar: Gemelar e Sustentar: Psicanálise, infâncias e Saúde Pública. É professora do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica na COGEAE-PUC-SP e dos Cursos Formação em Psicanálise com Crianças e A Criança e a Palavra: a Linguagem na Clínica Interdisciplinar no Instituto Sedes Sapientiae. É autora de Vestígios do tempo: paradoxos da atemporalidade no pensamento freudiano (Ed. arte e ciência), organizadora de Psicanálise com crianças: perspectivas teórico-clinicas (Ed. Artisã), Atendimento psicanalítico de crianças, Atendimento psicanalítico de gêmeos,Thomas, M.C Lacan com Melanie Klein. As crianças no jogo analítico e Bonomi, C Por que ignoramos Freud o pediatra? pela ed. Zagodoni.
Adelaide Rezende de Souza: Professora adjunta da UERJ, (EDU) departamento de estudos da infância. Doutora pelo programa de pós-graduação em psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, em estágio de Pós-doutoramento em psicologia pelo mesmo programa estudando sobre o impacto do racismo nas brincadeiras e relações de amizades das crianças das favelas da Maré e das crianças de Benguela (Angola). Editora assistente da Revista DESIDADES e pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa para a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC/UFRJ).
Alessandra Cássia Leite Barbieri: psicóloga, psicanalista, professora, supervisora e co-coordenadora do curso Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae.
Bernardo Tanis: Psicanalista. Doutor pelo Núcleo de Psicanálise da PUC-SP. Ex presidente da SBPSP (2017-2020). Foi Editor chefe da Revista Brasileira de Psicanálise. Diretor de Comunidade e Cultura da FEPAL. Foi docente e fundador do curso de Teoria psicanalítica do Cogeae-PUC. Foi docente e supervisor do Curso de Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae do qual foi coordenador. Autor dos livros “O infantil em psicanálise: memória e temporalidade” , “Circuito da Solidão: entre a clínica e a cultura” e organizador junto com Magda Khouri de “Psicanálise nas tramas da cidade” e de “Roussillon em América Latina” (Blucher)
Cida Bento: Doutora em psicologia, defendeu em 2002 a tese intitulada “Pactos narcísicos no racismo: branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público”. É conselheira e uma das fundadoras do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert). Foi professora visitante na Universidade do Texas e, em 2015, foi eleita pela revista britânica The Economist uma das cinquenta pessoas mais influentes do mundo no campo da diversidade.
Fernanda Arantes: psicóloga, psicanalista, Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (IPUSP). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Atua como professora no Ensino Superior na formação de professores e em cursos de expansão e especialização em Psicanálise com crianças do Departamento Psicanálise com crianças do Sedes.
Ilana Katz: psicanalista, pesquisadora no IP/USP, LATESFIP/USP. Integrante da Rede Nacional de Pesquisas em Saúde Mental de Crianças e Adolescentes (SMCA). É co-cordenadora do Micélio – Programa de Co-formação de Jornalistas-Floresta no Xingu e colunista de Sumaúma, Jornalismo no centro do mundo.
Luciana Pires: psicanalista, com especialização pela Tavistock Clinic, mestre e doutora pelo Instituto de Psicologia da USP, autora do livro “Do Silêncio ao Eco: Autismo e Clinica Psicanalítica” e organizadora do “Françoise Dolto: cultura psicossomatica e clinica“, coordenadora de grupos de estudos em psicanálise e supervisora do Sustentar – Psicanalise Infâncias e Saúde Pública do Instituto Sedes Sapientae.
Marília Velano: Psicóloga formada pela UFMG, mestre em Psicologia pela Universite Paris VII Denis diderot , doutora em Psicologia pela USP, membro e professora do departamento de Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae. Autora do livro Razão onírica, razão lúdica: perspectivas do brincar em Freud, Klein e Winnicott (Blucher, 2023)
Paula Fontana Fonseca: psicanalista, Doutora em Educação pela FEUSP atua no Serviço de Psicologia Escolar do IPUSP.
Waldete Tristão: Doutora em Educação pela USP. Mestre em Educação pela PUC-SP. Pedagoga. Graduada em Letras. Atuou como professora, formadora e gestora pedagógica e administrativa em escolas de Educação Infantil (EMEI) e Centros de Educação Infantil (CEI) da cidade de São Paulo, por 32 anos. Participou de processos formativos para os educadores e gestores do Estado de São Paulo no Projeto Educando pela diferença para a igualdade, promovido pela UFSCar e Fundação de Apoio Institucional. Produziu o material Gênero e Diversidade na Escola, promovido pela UNIFESP. É membra da equipe de Educação do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT). Atuou, em diferentes momentos, do Prêmio Educar para a Igualdade Racial. É autora de livros de literatura infantil.